Tipo: Caça
Fabricante: Sukhoi
Primeiro voo: 25 Setembro de 1997
Inicio de operação: Janeiro 2000
Status: Ainda não entrou em serviço, aeronave experimental
Usuario: Força Aerea Russa
Total produzido: até o momento apenas um
Custo unitario: US$ 70 milhões
Tripulação: 1
Comprimento: 22.6 m
Envergadura: 15.16 m a 16.7 m
Altura: 6.3 m
Area das asas: 61.87 m²
Peso vazio: 16,375 kg
Peso carregado: 25,000 kg
Peso máximo de decolagem: 35,000 kg
Motores: 2 turbinas Lyulka AL-37FU ou 2 Aviadvigatel D-30F6 com pos combustão, com vetoração com controles digitais
Potência da turbina: 83.4 kN cada
Potênica da turbina com pos combustão: 142.2 kN cada
Vetoração das turbinas: ±20° e 30°
Velocidade máxima: 2,500 kmh, ao nível do mar: 1,400 km/h
Alcance: 3,300 km
Altitude de serviço: 18,000 m
Razão de subida: 233 m/s
Armamento: Numero de pontos de armas: 14, 2 externos, 6-8 internos, 6-4 sob a fuselagem, 1 metralhadora de 30 mm GSh-30-1 com 150 cartuchos, podendo carregar misseis ar-ar: R-77, R-77PD, R-73, K-74 e misseis ar-terra: X-29T, X-29L, X-59M, X-31P, X-31A, KAB-500, KAB-1500
O Sukhoi Su-47 Berkut, igualmente designado SU-32 e SU-37 durante o desenvolvimento inicial, é um jato supersonico experimental desenvolvido pela Sukhoi Aviation Corporation. Uma característica de distinção dos demais aviões é sua asa de enflechamento negativo. O único avião produzido é um protótipo para demonstração da tecnologia avançada e a construção de um segundo protótipo está seriamente ameaçado devido a pequena verba dada pelo governo russo para as duas empresas Sukhoi e Mig para o desenvolvimento de aviões de quinta geração.
A fuselagem de Su-47 é oval no seção transversal e a fuselagem é construída principalmente de ligas de alumínio e titanium e de 13% de materiais compostos. O radome do nariz é aplainado ligeiramente na seção dianteira, e tem uma borda horizontal para aperfeiçoar as características anti-rotação.
O Su-47 tem uma agilidade extremamente elevada em velocidades subsonicas, permitindo os aviões alterar rapidamente seu ângulo de ataque e seu trajeto de vôo ao manter a maneabilidade no vôo supersonico. O Su-47 tem uma velocidade máxima do Mach 2.34 e em grandes altitudes e uma maior capacidade de até 9g. O maior problema desta aeronave, entretanto, é que o Su-47 está tem um risco elevado para à rotação fora do controle com pouca possibilidade de recuperação do avião. A asa para frente, comparada a uma asa para trás de mesma área, fornece um número de vantagens: menos arrasto, capacidade mais elevada em manobras em duelos no ar, superior velocidade subsonica, características anti-rotação, estabilidade melhorada no ângulo de ataque elevado, uma velocidade mínima de voo, uma distância mais curta da decolagem e de aterrissagem. Caça de quinta geração com caracteristicas de invisibildade aos radares.
" Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la. " - Santos Dumont
" Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. " - Winston Churchill
" Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus - Albert Einstein
" O objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, mas fazer o inimigo morrer pelo dele - George S. Patton. "
" Só os mortos conhecem o fim da guerra " - Platão
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes
sábado, 24 de janeiro de 2009
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