" Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la. " - Santos Dumont

" Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. " - Winston Churchill
" Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus - Albert Einstein
" O objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, mas fazer o inimigo morrer pelo dele - George S. Patton. "
" Só os mortos conhecem o fim da guerra " - Platão
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Messerschmitt Me 163 Komet

Tipo: Caça interceptador
Fabricante: Messerschmitt
Primeiro voo: Me 163 A em 1 Setembro de 1941
Início do serviço: 1944
Usuário: Luftwaffe
Tripulação: 1
Comprimento: 5.70 m
Envergadura: 9.33 m
Altura: 2.75 m
Aréa das asas: 18.5 m²
Peso vazio: 1,905 kg
Peso carregado: 3,950 kg
Peso máximo de decolagem: 4,310 kg
Motor: 1× Walter HWK 509A-1, combustivel liquido de foguete, 17 kN
Velocidade máxima: 960 km/h
Duração do voo: 8 minutos
Raio de alcance: 40 km
Altitude de serviço: 12,100 m
Razão de subida : 160 m/s
Armamento: 2 canhões MK 108 de 30 mm, cada um com 60 cartuchos

Um dos mais extraordinarios aviões de guerra de todos os tempos, o ME 163 foi concebido para o ataque, após uma ascenção a toda potência, o piloto do ME 163 efetuava uma série de ataques em picada através da formação de bombardeiros diurnos da Força Aérea Americana, com seus dois canhões de 30 mm de grande poder. Precisasa esperar 2 minutos antes de reacender seu motor-foguete para novamente ganhar altitude de ataque. O Komet com era chamado decolava com a ajuda de uma carreta e pousava sobre um patim, sendo marcado por numerosos acidentes causados pela delicada decolagem a carreta, que com frequência se chocava contra o avião após ser solta.
As operações começaram em 1944, como esperado, o avião era extremamente rápido, e por um momento os aliados estavam sem saber como combate-ló. Sozinho ou em pares, o Komets usavam a tática de subir até aos 12.000 de altura e mergulhar sobre as formações de bombardeiros que estavam a 9.000 m de altura. Os pilotos relataram que era possível fazer quatro passadas sobre um bombardeiro, mas somente quando o mesmo estava voando sozinho. Enquanto a cabine do piloto não era pressurizada, o teto operacional foi limitado porque o piloto poderia resistir por poucos minutos com oxigênio de sua máscara, sem perder a consciência. As primeiras ações ocorreram no fim de julho, atacando dois bombardeiros B-17 da USAAF sem perdas de maio 1944 à primavera de 1945. No fim de 1944, 91 aviões tinham sido entregues ao JG 400 mas a falta de combustível mantinha a maioria deles em terra. Mas ao mesmo tempo o Komet era um projeto notável, era uma prova forte que um dia o avião a hélice acabaria. Finalmente, o papel da defesa do ME 163 seria tomado pelos mísseis terra-ar (SAM). O desenhista da fuselagem do ME 163, Alexander Martin Lippisch foi o projetista dos aviões supersonicos em da Empresa Convair.

Um comentário:

Anônimo disse...

subiam bem alto e quando desciam abatiam os bombardeiros ingleses sem chance de defesa p estes