" Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la. " - Santos Dumont

" Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. " - Winston Churchill
" Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus - Albert Einstein
" O objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, mas fazer o inimigo morrer pelo dele - George S. Patton. "
" Só os mortos conhecem o fim da guerra " - Platão
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Dassault Mirage F1

Tipo: Caça mono-biplace de múltiplo emprego
Fabricante: Dassault Aviation
Primeiro voo: 23 de Dezembro 1966
Início do serviço: 1973
Usuários: Equador, França, Gabon, Irã, Jordânia, Líbia, Marrocos, Espanha, Grécia, Iraque, Kuwait, Qatar e África do Sul
Total construido: 700
Desenvolvido à partir: Mirage III
Tripulação: 1
Comprimento: 15.33 m
Envergadura: 8.44 m
Altura: 4.49 m
Aréa das asas: 25 m²
Peso vazio: 7,400 kg
Peso máximo: 11,130 kg
Peso máximo de decolagem: 16,200 kg
Motor: 1 reator SNECMA Atar 9K-50 de 7.200 kg de empuxo com pós-combustão
Velocidade máxima: 2,573 km/h
Raio de combate: 425 km
Raio de ação: 2,150 km
Altitude de serviço: 20,000 m
Razão de subida: 215 m/s
Armamento: 2 canhões de 30 mm DEFA 553 com 150 cartuchos por canhão, com 8 pontos externos, cerca de 6.300 kg de armas entre os mísseis ar-ar Matra Super 530F, R 530D, 550 Magic 2, V38 Kukri, V3C Darter, mísseis anti-radar, ARMAT, bombas guiadas por laser, mísseis anti-navio Exocet e bombas anti-pista Durandal

Se o desempenho em combate fosse usado como avaliação de qualidade, F1 seria um dos melhores caças do mundo. Dos 13 países que adquiriram esse avião, 6 empregaram-no em combate. O Mirage F-1 foi concebido para substituir o fenomenal Mirage III. Os primeiros dos 162 F1C e F1C-200 entraram em serviço em 1973, na Força Aérea Francesa, que receberia depois 20 biplaces, de treinamento. A partir de 1995, a maior parte desses aviões foram substituidos por caças Mirage 2000C. Do mesmo modo que o Mirage III, tambem o F1 teve belo êxito comercial, principalmente a versão multiemprego F1E e o F1A de ataque ao solo.
Os F1C-200 da Líbia foram empregados durante a invasão do Chade. Os F-1C da Força Aérea Francesa participaram da defesa dos Emirados Árabes e do Qatar, durante as operaçãoes Escudo e Tempestade do Deserto. Armados com mísseis anti-navio Exocet os F1EQ Iraquianos afundaram e avariaram numerosos navios petroleiros no Golfo, nos anos 80.

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