Fabricante: Grumman
Primeiro vôo: 14 abril de 1959
Inicio do serviço: Outubro de 1959
Usuários: Exército dos Estados Unidos, Argentina, Coréia do Sul e Israel
Tripulação: 2, piloto & observador
Comprimento: 12.50 m
Envergadura: 14.63 m
Altura: 3.86 m
Aréa das asas: 33.4 m²
Peso vazio: 5,330 kg
Peso máximo de decolagem: 8,215 kg
Motores: 2× Lycoming T53-L-701, 1044 kW
Velocidade máxima: 490 km/h
Alcance: 1,520 km
Altitude de serviço: 7,620 m
Comprimento: 12.50 m
Envergadura: 14.63 m
Altura: 3.86 m
Aréa das asas: 33.4 m²
Peso vazio: 5,330 kg
Peso máximo de decolagem: 8,215 kg
Motores: 2× Lycoming T53-L-701, 1044 kW
Velocidade máxima: 490 km/h
Alcance: 1,520 km
Altitude de serviço: 7,620 m
Razão de subida: 17.5 m/s
O Grumman OV-1 Mohawk é um avião militar armado de observação e ataque, de dois assentos lado a lado. O Mohawk foi projetado para operar em pistas curtas, para apoio a forças do exército. Os pilotos e observadores dos Mohawks no Vietnã podiam detectar um Vietcong devido a sua visibilidade excelente através da cabine em forma de bolha e sensores, atacando imediatamente com os foguetes de 2.75 polegadas e metralhadoras .50. Os motores com turbina T53 gêmeos montados horizontalmente, girando 3 hélices laminadas, eram muito quietos assim os inimigos não podia ouvi-los. Ao contrário, os rotores dos helicópteros como Huey ou Cobras, faziam muito barulho, detectável a kilometros de distância. Um Mohawk, pilotado pelo capitão Ken Lee, derrubou um MIG-17 em 1968 no Laos próximo ao Vietnã do Norte. Os comandantes do exército tinham seus próprios aviões de asa fixa, capazes de fornecer apoio aéreo rápido nas bases, que estariam sendo atacadas por vietcongs, sendo mais rápidos que os aviões da U.S.A.F.
As pressões do U.S.A.F. fizeram com que o exército mudasse os seus Mohawks , de aeronaves de ataque para meras plataformas de observação, uma prática que continuou até sua retirada em 1996.
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