" Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la. " - Santos Dumont

" Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. " - Winston Churchill
" Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus - Albert Einstein
" O objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, mas fazer o inimigo morrer pelo dele - George S. Patton. "
" Só os mortos conhecem o fim da guerra " - Platão
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

GUERRA DO VIETNÃ

Estátisticas da Guerra do Vietnã


"Nenhum evento na história americana é mais incompreendido do que a Guerra do Vietnã. Nunca as conseqüências de seus equívocos foram tão trágicos". [ Nixon]


A Guerra do Vietnã tem sido objeto de milhares de jornais e revistas, centenas de livros, dezenas de filmes e documentários de televisão. A grande maioria desses esforços tem retratado erroneamente muitos mitos sobre a Guerra do Vietnã como sendo fatos. [Nixon]


Mito: A maioria dos soldados americanos eram viciados em drogas, sentimento de culpa sobre o seu papel na guerra e deliberadamente usaram táticas cruéis e desumanas.

Os fatos são os seguintes:

91% dos Veteranos do Vietnã dizem que estão contentes em serviram.

74% disseram que iriam servir novamente, mesmo sabendo o desfecho.

Atrocidades isoladas cometidas por soldados norte-americanos produziram sentimentos de indignação por parte dos críticos anti-guerra e os meios de comunicação, enquanto as atrocidades comunistas eram tão comuns que eles receberam praticamente nenhuma atenção em tudo.  Os Estados Unidos tentaram minimizar e prevenir os ataques contra civis, enquanto o Vietnã do Norte fez ataques a civis o centro de sua estratégia.  Americanos que mataram deliberadamente civis receberam penas de prisão, enquanto que os comunistas receberam elogios. De 1957 a 1973, a Frente Nacional de Libertação assassinou 36.725 sul-vietnamitas e sequestraram outros 58.499.  Os esquadrões da morte focovam os líderes das aldeias e em qualquer um que melhorasse a vida dos camponeses, como pessoal médico, assistentes sociais e professores. Atrocidades - Toda guerra tem atrocidades. A guerra é brutal e não é justa. Pessoas inocentes são mortas. [ Nixon ]

Veteranos do Vietnã têm menos probabilidade de estar na prisão - apenas meio por cento, foi preso por algum crime.

97% receberam alta condecorações honrosas, mantendo o mesmo percentual durante os dez anos da Guerra do Vietnã.

85% dos Veteranos do Vietnã fizeram uma transição bem sucedida para a vida civil. 

Veteranos do Vietnã tem uma taxa de desemprego inferior a média americana.
87% do povo americano mantem alto estima com os Veteranos do Vietnã.


Mito: A maioria dos veteranos do Vietnã foram obrigados a servir.


2 / 3 dos homens que serviram no Vietnã eram voluntários. 2 / 3 dos homens que serviram na Segunda Guerra Mundial foram voluntários. Cerca de 70% dos mortos eram voluntários.
A mídia tem relatado que os suicídios entre veteranos do Vietnã vão de 50.000 a 100.000 - 6 a 11 vezes a população não-veterana do Vietnã.

Estudos apontam que houve apenas 9.000. Uma avaliação revelou que, durante os primeiros 5 anos após seu serviço as mortes por suicídio foi 1,7 vezes mais, menor que de civis. Após esse período de serviço, os veteranos do Vietnã não eram mais propensos a morrerem por suicídio do que qualquer outra pessoa, na verdade, após o período de serviço a taxa de suicídios é menor no grupo de veteranos. 


 Mito: Se um número desproporcional de negros foram mortos na Guerra do Vietnã.


86% dos homens que morreram no Vietnã eram brancos, 12,5% eram negros, 1,2% eram de outras raças.
Os sociólogos Charles C. Moskos e John Sibley Butler, em seu livro recentemente publicado "Tudo que podemos ser", disse que analisou a alegação de que os negros foram usados como bucha de canhão durante o Vietnã " e pode relatar definitivamente que essa acusação é falsa. A proporção de negros mortos no Vietnã era de 12 %.


Mito: A guerra foi travada em grande parte pelos pobres e incultos.

Militares que foram para o Vietnã para aréas neutras correram um risco levemente maior de morrer, do que pilotos ou soldados da infantaria.

Os soldados que combateram no Vietnã foram os mais bem educados que os Estados Unidos enviaram para uma guerra. 79% tinham o ensino médio ou superior.

Aqui estão as estatísticas de baixas em aréas de combate, atualizadas em novembro de 1993.

A média de idade dos 58.148 mortos no Vietnã era de 23 anos.
A média de idade dos soldados em um total de 58.148 era de 23 anos, alistados 50.274 com média de idade de 22 anos, oficiais 6.598 média 28 anos, autorizações 1.276 média 24 anos, Fuzileiros 1.122 20 anos, soldado de infantaria 18.465 média 22 anos.

O soldado mais novo morto no Vietnã tinha apenas 16 anos.

O homem mais velho morto tinha 62 anos.

11.465 mortos em ação tinham menos de 20 anos de idade.


Mito: A idade média de um soldado de infantaria de combate no Vietnã foi de 19.

Na verdade era de 22.  Nenhum dos alistados tinha menos de 20 anos. A idade média dos alistados da Segunda Guerra Mundial era de 26 anos.

 Mito: A teoria do dominó se provou falsa.

A teoria do dominó foi preciso. A ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) países, Filipinas, Indonésia, Malásia, Cingapura e Tailândia, ficou livre do comunismo, por causa do compromisso dos EUA para o Vietnã. Os indonésios lançaram os soviéticos em 1966 devido ao compromisso dos Estados Unidos no Vietnã. Sem esse compromisso, o comunismo teria varrido todo o caminho até o Estreito de Malaca, que fica ao sul de Cingapura que é de grande importância estratégica para o mundo livre.  Se você perguntar às pessoas que vivem nesses países, que ganharam a guerra no Vietnã, eles têm uma opinião diferente da mídia americana. A Guerra do Vietnã era o ponto de mudança para o comunismo.
Na sequência da Guerra Fria, as democracias estão florescendo, com 179 no mundo, 192 estados soberanos (93%) agora pode eleger seus deputados, de acordo com a sede em Genebra. Na última década, 69 países realizaram eleições multipartidárias pela primeira vez em suas histórias. Três das cinco mais recentes democracias são ex-repúblicas soviéticas: Belarus (onde as primeiras eleições ocorreram em novembro de 1995), Armênia (julho de 1995) e Quirguistão (fevereiro de 1995) e dois estão na África: Tanzânia (outubro de 1995) e Guiné (junho de 1995).


Mito: Os combates no Vietnã não foi tão intensa como na Segunda Guerra Mundial.

A infantaria no sul do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial viu em média cerca de 40 dias de combate em quatro anos. A infantaria no Vietnã viu em média cerca de 240 dias de combate em um ano, graças à mobilidade do helicóptero.

Um em cada 10 americanos que serviram no Vietnã sofreram algum tipo de ferimento. Dos 2.590.000 milhões que serviram no Vietnã,  58.169 morreram e 304.000 ficaram feridos. Embora o percentual de mortes foi semelhante a de outras guerras, amputações ou mutilações foram 300% maior do que na Segunda Guerra Mundial. 75.000 veteranos do Vietnã ficaram gravemente incapacitadas. 

Os helicópteros UH-1 MEDEVAC que prestavam socorro aos feridos, voaram cerca de 500.000 missões. Mais de 900.000 pacientes foram transportados (quase metade eram americanos).  O tempo de espera, transporte e hospitalização era inferior a uma hora. Como resultado, menos de um por cento de todos os americanos feridos que sobreviveram as primeiras 24 horas morreram.

O helicóptero provou sua mobilidade sem precedentes. Sem o helicóptero seria necessário três vezes mais tropas para garantir kilometros de fronteira com o Camboja e Laos.

Mais fatos sobre o helicóptero:

Cerca de 12.000 helicópteros foram usadis em combate no Vietnã.

Os UH-1 do Exército totalizaram 9.713.762 de horas de voo no Vietnã, entre Outubro de 1966 e o fim do envolvimento americano no início de 1973.

AH-1G do Exército totalizaram 1.110.716 horas de vôo no Vietnã.
Acreditamos que o Huey, juntamente com o Huey Cobra tem mais tempo de voo de combate do que qualquer outra aeronave na história da guerra supondo que você contar exposição ao fogo real hostil contra a exposição da área de batalha. Como exemplo, bombardeiros pesados durante a Segunda Guerra Mundial na maioria das vezes voou missões de duração de muitas horas, com apenas 10 a 20 minutos desse tempo exposto ao fogo hostil.  Helicópteros voavam no Vietnã raramente acima de 1.500 metros de altitude, que é padrão de tráfego para os bombardeiros e estavam sempre expostos ao fogo hostil, mesmo espaço aéreo de sua base.


Mito: A Air America, a companhia aérea operada pela CIA no sudeste da Ásia, e seus pilotos estavam envolvidos no tráfico de drogas.

O filme "Air America" de 1990 ajudou a criar o mito de uma ligação entre a Air America, a CIA eo tráfico de drogas do Laos.  O filme foi baseado em um livro, que alega que a CIA tinha um comércio de drogas realizado por um cliente do Laos, ambos concordam que a Air América, foi um transporte essencial para o comércio, já os pilotos tinham uma visão empática deste serviço. As companhias aéreas americanas particuares nunca conscientemente transportavam ópio dentro ou fora do Laos, nem os pilotos americanos nunca lucraram com o seu transporte.  No entanto, sem dúvida, todos os aviões transportavam ópio do Laos, em algum momento, desconhecido para o piloto e seus superiores.


Fatos sobre a queda de Saigon

Mito: O exército americano estava correndo para salvar suas vidas durante a queda de Saigon, em abril de 1975.

A imagem de um helicóptero Huey evacuando as pessoas de cima de um prédio que foi descrito como sendo da Embaixada Americana em Saigon durante a última semana de abril de 1975 durante a queda de Saigon, ajudou a criar este mito.

Mas na verdade o helicóptero foi fotógrafo por Hubert Van Es em 29 de abril de 1975, em cima do Hotel Saigon, a várias quadras da embaixada.

Aqui estão alguns fatos para esclarecer que o mau trabalho de informação pela mídia:

O helicoptero do (Air America) era um UH-1 Huey civil, não pertencia ao Exército ou Marinha.

O edifício da foto que dizia que era a Embaixada dos Estados Unidos durante uma possivel fuga de americanos era prédio Pittman, um edifício de 10 andares onde o chefe da CIA e muitos dos seus oficiais viviam, a embaixada americana e seus helipontos eram muito maiores. A plataforma é o topo do poço do elevador do prédio e não foi concebido como um heliporto.Os evacuados foram vietnamitas civis.

Uma imagem famosa da Guerra do Vietnã: 















Mito: Kim Phuc, a pequena menina de nove anos de idade vietnamita correndo nua ápós uma explosão de napalm perto de Trang Bang, em 8 de junho de 1972, com queimaduras pelo corpo, foi causado por bombardeios norte-americanos.

Os aviões que fizeram o bombardeio perto da aldeia foram da VNAF (Força Aérea do Vietnã) e estava sendo pilotado por pilotos vietnamitas, em apoio aos soldados sul-vietnamitas no solo. Os pilotos vietnamitas que atacaram com napalm a aldeia estão vivendo atualmente nos Estados Unidos. Mesmo o fotógrafo, Nick Ut, que tirou a foto era vietnamita. O erro no ataque com napalm visto na foto ocorreu no segundo dia de uma batalha de três dias entre o exército do Vietnã do Norte (NVA) que ocuparam a aldeia de Trang Bang e o ARVN (Exército da República do Vietnã) que estavam tentando forçar a saída da aldeia. Os relatórios da imprensa diziam que um comandante norte-americano ordenou o ataque aéreo que queimou Kim Phuc estão incorretas. Não havia nenhum americano envolvido neste incidente. "Nós (os americanos) não tinha nada a ver com o controle da VNAF", segundo o tenente-general James F. Hollingsworth, o comandante geral da TRAC naquele momento.

Mito: Os Estados Unidos perderam a guerra do Vietnã.

Os militares americanos não foram derrotados no Vietnã. Os militares americanos não perderam uma batalha de qualquer conseqüência. Do ponto de vista militar, foi quase um desempenho sem precedentes. Foi uma grande derrota militar para o Vietcongues.

O Estados Unidos não perderam a guerra no Vietnã, o Congresso Americano cortaram o financiamento para o Vietnã do Sul, com isso ficaram sem combustível, munições e outros materiais devido à falta de apoio do Congresso, enquanto os norte-vietnamitas foram muito bem fornecidos pela China e União Soviética.

Fatos sobre o fim da guerra:

A queda de Saigon aconteceu em 30 de abril de 1975, dois anos depois que os militares americanos deixaram o Vietnã. As últimas tropas americanas partiram em sua totalidade no dia 29 de março de 1973. Como poderíamos perder uma guerra que já havia parado de lutar?  Nós lutamos para um impasse acordado. O acordo de paz foi assinado em Paris em 27 de Janeiro de 1973.  Apelou para a liberação de todos os presos dos EUA, a retirada das forças dos EUA, a limitação dos lados "forças dentro Vietnã do Sul e um compromisso com a reunificação pacífica.

As 140.000 pessoas evacuadas em abril de 1975 durante a queda de Saigon consistiu quase inteiramente de civis vietnamitas e militares e não militares americanos que temiam por suas vidas.

Foram quase duas vezes mais numerosas as vítimas no Sudeste da Ásia (principalmente Camboja) os dois primeiros anos após a queda de Saigon, em 1975, do que durante os dez anos em que os EUA estavam envolvidos no conflito.

Comunicados de P.O.W - M.I.A ( prisioneiros de guerra versus desaparecidos em ação)

Apesar de ainda existirem oficialmente mais de 2.200 casos de desaparecidos, apenas 55 casos de soldados americanos são contabulizados como desaparecidos em ação, Em contrapartida, ainda existem 78.000 americanos desaparecidos durante a Segunda Guerra Mundial e 8100 durante a Guerra da Coréia.

Mais informações sobre as realidades da guerra:

Estresse Pós-Traumático - não é invenção, tão pouxo exclusividade dos Veteranos do Vietnã. Esses casos eram chamados de "neurose de guerra" e outros nomes em guerras anteriores. Um acidente automobilístico ou outro evento traumático também podem causá-la. Não tem de ser da guerra. A Guerra do Vietnã ajudou o progresso da medicina nessa área.

Mito: O Agente Laranja envenenou milhões de veteranos do Vietnã.

Durante os dez anos da guerra, a Operação Ranch Hand pulverizou cerca de onze milhões de galões de agente laranja na vegetação sul-vietnamita. O herbicida foi chamado de "laranja" no Vietnã, e não de agente laranja. Esse termo sinistro foi cunhado após a guerra. O Laranja foi pulverizado em 10 litros em 4.046 metros quadrados. Quando aplicado na folhagem densa das florestas, menos de 6% o chão. As tropas em terra normalmente não entravam nas áreas pulverizadas de 4 a 6 semanas após ter sido pulverizado. O agente laranja continha 1% de dioxinas. A investigação científica tem mostrado que está dioxina na luz solar evaporava entre 48 e 72 horas, portanto, a exposição das tropas a estas toxinas era minima. 

Este conflito militar no Vietnã, em retrospecto, provavelmente evitou uma guerra nuclear com a China ou a Rússia.  A Guerra do Vietnã foi logo após a China se envolver na guerra da Coréia, no momento da crise dos mísseis cubanos, da agressão soviética na Europa Oriental e da proliferação de bombas nucleares. Em todos, um tempo muito assustador para o mundo, por causa da burrice de poucos.

Videos de aviões

Loading...