Tipo: Caça invisível multi função
País de origem: Estados Unidos
Fabricante: Lockheed Martin
Primeiro voo: 15 dezembro de 2006
Inicio do serviço: previsão para 2016
Status: em fase inicial de produção e treinamento de pilotos
Producão: de 2006 até hoje
Total produzido: cerca de 63
Estimativa de produção: 2.443
Custo unitário: modelo A: US$ 197 milhões, modelo B: US$ 237.7 milhões, modelo C: US$ 236.8 milhões
Desenvolvido a partir: Lockheed Martin X-35
Tripulação: 1
Comprimento: 15.37 m
Envergadura: 10.65 m
Altura: 5.28 m
Área das asas: 42.70 m2
Peso vazio: 11.793 kg
Peso carregado: 19.960 kg
Peso máximo de decolagem: 27.220 kg
Motor: 1 turbina Pratt & Whitney F135 com pós-combustão acoplado ao Sistema de Levantamento vertical Rolls-Royce com 8.165 kg de empuxo
Empuxo: 12.700 kg
Empuxo com pós combustão: 19.504 kg
Velocidade máxima: 1.930 km/h
Alcance: 2.222 km
Armamentos: O F-35C é capaz de transportar 15.430 kg de armas para a batalha. O armamento pesado começa com o poderoso canhão de 4 canos GAU-22 / A de 25 mm com 220 cartuchos em um pod externo. O F-35 tem seis pontos externos para armas e dois baías internas com dois pontos cada. Os mísseis que o F-35C pode transportar são: (Ar-Ar) AIM-120 AMRAAM, AIM-132 ASRAAM, AIM-9X Sidewinder, (Ar-Superficie) AGM-154 JSOW, AGM-158 JASSM, ( Bombas) submunições, guiadas a laser, JDAM, Mk.20 Rockeye II, Mark 84, Mark 83 e a Mark 82.
F-35A CTOL | F-35B STOVL | F-35C PORTA AVIÕES | |
---|---|---|---|
Comprimento | (15.7 m) | (15.6 m) | (15.7 m) |
Envergadura | (10.7 m) | (10.7 m) | (13.1 m) |
Área das asas | (42.7 m²) | (42.7 m²) | (62.1 m²) |
Peso vazio | (13,300 kg) | (14,500 kg) | (15,800 kg) |
Combustível interno | (8,390 kg) | (6,030 kg) | (8,890 kg) |
Peso máximo de decolagem | (31,800 kg) | (27,000 kg) | (31,800 kg) |
Alcance | (2,220 km) | (1,670 km) | (2,520 km) |
Alcance de combate | (1,082 km) | (709 km) | (1,185 km) |
Custo unitário em dólares | 197 milhões | 237 milhões | 236 milhões |
O Lockheed Martin F-35 era uma aeronave experimental desenvolvido pela Lockheed Martin para o Programa Joint Strike Fighter. Foi declarado vencedor contra o Boeing X-32 e passou a entrar em produção no início do século 21 como F-35 Lightning II.
O Joint Strike Fighter evoluiu a partir de vários requisitos para um caça comum para substituir modelos existentes. O contrato de desenvolvimento real JSF foi assinado em 16 de Novembro de 1996. O programa JSF foi criado para substituir diversas aeronaves, mantendo o desenvolvimento, produção e custos operacionais baixos.
O primeiro foi o F-35A, um caça convencional de decolagem e pouso convencional (CTOL). É a versão menor e mais leve, e destina-se principalmente para substituir o envelhecimento F-16 e A-10 Thunderbolt II. Esta é a única versão com um canhão interno, o GAU-22. Este canhão de 25 mm é uma atualização da Vulcan 20 de mm M61 usado por caças da USAF desde o F-104 Starfighter. As entregas foram prevista para começar em 2011. O F-35B é um caça de decolagem curta e pouso vertical (STOVL) destinado a substituir os AV-8 Harrier II e os F/A-18 Hornet americanos e britânicos a partir deste ano. A Marinha Real vai substituir seus Harrier GR7 e GR9. Os Fuzileiros Navais Americanos vão utilizar o F-35B para substituir tanto os AV-8B Harrier II e os F/A-18 Hornets. Tal como o Harrier, o F-35 irá transportar suas armas em um pods. Por último, o F-35C, uma variante baseado em porta-aviões, que substituirá o "legado" do F/A-18 Hornet e servir como um complemento do F/A-18E/F Super Hornet. O modelo C terá uma asa maior, dobrável e grandes superfícies de controle para baixas velocidades e um trem de aterrissagem mais forte devido as tensões de pouso em porta-aviões. Uma maior área das asas fornece um aumento de carga útil, obtendo a mesma capacidade de carga do Super Hornet. A Marinha dos EUA planeja comprar 480 F-35, com entregas programadas para começar em 2012.
Já o F-35C tem como principais clientes e financiadores os Estados Unidos e Reino Unido. Oito outras nações também estão financiando o desenvolvimento do avião, decidindo se querem ou não comprá-los. Os custos totais do programa de desenvolvimento, menos compras, são estimados em mais de US$ 40 bilhões de dólares, dos quais 10% vem do Reino Unido, 1 bilhão da Itália, Holanda com 800 milhões, Canadá com 440 milhões, Turquia com 175 milhões, Austrália com 144 milhões, Noruega com 122 milhões e Dinamarca com 110 milhões. Os valores geralmente refletem a participação financeira no programa, a quantidade de transferência de tecnologia e subcontratos com a participação de empresas nacionais e a ordem de prioridade em que os países podem obter aeronaves. Israel e Cingapura também se juntaram como participantes.
Elementos do projeto F-35 foram usados pelo Raptor F-22. Em Junho de 1994, a Lockheed, que fundiu-se com Martin Marietta para formar Lockheed Martin, revelou que ele havia entrado em uma relação de colaboração com Yakovlev, já que o programa Yak-141, emprega um sistema de propulsão similar.
Em vez de motores de elevadores ou bicos rotativos na ventoinha do motor como o Harrier, o F-35B usa um ventilador elevador no eixo do motor, patenteado pela Lockheed Martin e desenvolvido pela Rolls-Royce. Um motor turboélice incorporado na fuselagem, usa a potência do eixo do motor, alimentando um ventilador montado verticalmente, localizado à frente do motor principal, no centro da aeronave. Tal ventilador também reduz os efeitos nocivos do calor e do ar em alta velocidade que pode prejudicar o pavimento da pista ou um deck dos porta-aviões.
Em 20 de Julho de 2001, para demonstrar a capacidade única do F-35 a aeronave STOVL X-35B decolou em menos de 150 m, fez um voo supersônico e aterrizou verticalmente. No dia 26 de outubro de 2001 o contrato para o Desenvolvimento do Sistema e Demonstração foi concedido para a Lockheed Martin, vencendo o Boeing X-32.
FOTOS DO F-35: Porta-bombas, Motor, Asas dobráveis, Decolagem convencional, Decolagem vertical, Fluxo de ar para voo vertical, Canhão 25 mm, Cockpit, Abertura do cockpit.
Um comentário:
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Joel Houston
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