Tipo: Bomba de penetração
País de origem: Reino Unido
Desenvolvida: 1943
Usada em serviço: 1944 a 1945
Utilizado: pela Real Força Aérea
Fabricante: Vickers, Sheffield Clyde Alloy/Steel Company of Scotland, Blochairn, Glasgow
Produção: 1944
Total produzido: cerca de 99 produzidas e 42 usadas
Peso: 10.000 kg
Comprimento: 7.70 m
Comprimento da cauda: 4.11 m
Diâmetro: 1.17 m
Explosivo: Torpex D1 produto 50% mais potente que TNT, sendo misturado 42% de RDX, 40 % de TNT e 18% de alumínio em pó.
Peso do explosivo: 4.144 kg
Mecanismo de detonação: impacto mais antes a bomba penetra 40 m de terra ou até 6 m de concreto antes de explodir
País de origem: Reino Unido
Desenvolvida: 1943
Usada em serviço: 1944 a 1945
Utilizado: pela Real Força Aérea
Fabricante: Vickers, Sheffield Clyde Alloy/Steel Company of Scotland, Blochairn, Glasgow
Produção: 1944
Total produzido: cerca de 99 produzidas e 42 usadas
Peso: 10.000 kg
Comprimento: 7.70 m
Comprimento da cauda: 4.11 m
Diâmetro: 1.17 m
Explosivo: Torpex D1 produto 50% mais potente que TNT, sendo misturado 42% de RDX, 40 % de TNT e 18% de alumínio em pó.
Peso do explosivo: 4.144 kg
Mecanismo de detonação: impacto mais antes a bomba penetra 40 m de terra ou até 6 m de concreto antes de explodir
A Grand Slam foi uma bomba terremoto de 10.000 kg utilizado pelo Comando de Bombardeiros da RAF contra alvos estratégicos durante a Segunda Guerra Mundial.
Conhecido oficialmente como uma bomba de média capacidade, seu o inventor Barnes Wallis, tinha desenvolvido uma espécie de bomba terremoto.
Em 18 de julho de 1943, começaram os trabalhos sobre uma versão maior da bomba Tallboy, que se tornou a Grand Slam. Tal como acontece com a Tallboy original, as aletas do Grand Slam gera um giro de estabilização, possui uma espessa blindagem, o que permitiu uma penetração mais profunda. A Grand Slam, tinha uma baixa taxa de produção e um elevado valor por bomba, as tripulações foram orientados a retornar com suas bombas não utilizados a bordo, em vez de abandona-las ao mar se uma missão fosse abortada.
Após o lançamento utilizando o bombardeiro Avro Lancaster B.Mk 1, a Grand Slam atingiria uma supersônica velocidade, aproximando-se de 4.000 km/h, com isso haveria uma profunda penetração no solo, com a explosão causaria um pequeno terremoto devido a violência da explosão, destruindo a fundação de um alvo.
A Grand Slam não tinha sido projetado para penetrar diretamente paredes de concreto e tendem a detonar prematuramente ou quebrar, ainda assim eram muito mais eficaz do que qualquer bomba existente.
Bomba Tallboy
Tallboy 6 toneladas | |
Peso Total | 6943 Kg |
Longo | 6,40 m |
Diâmetro | 0,95 m |
Carga / peso | 45% |
Altura de lançamento | 6000 m |
As aletas de bombas Tallboy foi projetado para que a bomba girasse durante a queda. A velocidade de queda chegava a velocidade do som, podendo abrir uma cratera de 24 metros de profundidade e que podia passar por uma laje de concreto de cerca de 5 metros de espessura. Três bombas atingiu e afundou o navio alemão Tirpitz e destruir algumas rampas de lançamento de misseis V1 e V2. Cerca de 884 Tallboys foram lançadas durante a guerra.
Bomba Grandslam
Grandslam 10 toneladas | |
Peso Total | 13,886 Kg |
Longo | 7,85 m |
Diâmetro | 1,20 m |
Carga / peso | 45% |
Altura de lançamento | 10.000 m |
A bomba Grandslam ou bomba "terremoto" era basicamente uma Tallboy maior. Só podia ser transportado por meio de aeronaves especiais tal como o Lancaster Mk1 , que era uma aeronave modificada para transportar a bomba no fundo da fuselagem. Esta bomba foi usada para destruir bases de submarinos alemães na costa francesa, tendo um poder de penetração no concreto de 7 metros. Foram utilizados 41 destas bombas durante a guerra.
A Grand Slam foi tambem usadas contra as instalações dos S-boots lanchas rápidas, em um ataque foram lançadas 15 bombas destruindo várioa S-boots. Nos túneis ferroviários na França ocupada não era possivel atingir os trilhos que levavam os trens carregados com tanques Panzer para a Normandia, surgindo a necessidade da bombas Grand Slam, lançadas pelo Lancastes da RAF, cerca de 19 bombas penetraram 35,5 m das montanhas inutilizando os túneis e logo após foram utilizadas para destruir pontes, já que o tremor causado pelas bombas destruiram seus pilares de sustentação.
FOTOS DA GRAND SLAM: Lançada por um Lancaster, Buraco feito pela bomba, Lateral da bomba, Ponte atingida, Comparação com um homem, Produção.
A Grand Slam foi tambem usadas contra as instalações dos S-boots lanchas rápidas, em um ataque foram lançadas 15 bombas destruindo várioa S-boots. Nos túneis ferroviários na França ocupada não era possivel atingir os trilhos que levavam os trens carregados com tanques Panzer para a Normandia, surgindo a necessidade da bombas Grand Slam, lançadas pelo Lancastes da RAF, cerca de 19 bombas penetraram 35,5 m das montanhas inutilizando os túneis e logo após foram utilizadas para destruir pontes, já que o tremor causado pelas bombas destruiram seus pilares de sustentação.
FOTOS DA GRAND SLAM: Lançada por um Lancaster, Buraco feito pela bomba, Lateral da bomba, Ponte atingida, Comparação com um homem, Produção.
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