Tipo: Caça multi-propósito
Pais de origem: França
Fabricante: Dassault Aviation
Primeiro voo: 10 de Março de 1978 Inicio do serviço: Novembro de 1982 Primeiros usuários: França, India, Emirados Árabes e China
Total produzido: cerca de 601
Custo unitário: US$ 23 milhões Desenvovido a partir do: Mirage III Variantes: Mirage 2000N/2000D Tripulação: 1 ou 2 na versão de treinamento
Comprimento: 14.36 m
Envergadura: 9.13 m
Altura: 5.20 m
Area das asas: 41 m²
Peso vazio: 7.500 kg
Peso carregado: 13.800 kg
Peso máximo de decolagem: 17.000 kg
Motor: 1 turbina SNECMA M53-P2 com pós-combustão
Empuxo: 6.577 kg
Empuxo com pós-combustão: 9.706 kg
Velocidade máxima: 2.530 km/h em grandes altitudes e 1.110 km/h em baixas atitudes
Alcance: 1.550 km e 3.335 km com tanques auxiliares
Altitude de serviço: 17.060 m
Razão de subida: 285 m/s
Pais de origem: França
Fabricante: Dassault Aviation
Primeiro voo: 10 de Março de 1978 Inicio do serviço: Novembro de 1982 Primeiros usuários: França, India, Emirados Árabes e China
Total produzido: cerca de 601
Custo unitário: US$ 23 milhões Desenvovido a partir do: Mirage III Variantes: Mirage 2000N/2000D Tripulação: 1 ou 2 na versão de treinamento
Comprimento: 14.36 m
Envergadura: 9.13 m
Altura: 5.20 m
Area das asas: 41 m²
Peso vazio: 7.500 kg
Peso carregado: 13.800 kg
Peso máximo de decolagem: 17.000 kg
Motor: 1 turbina SNECMA M53-P2 com pós-combustão
Empuxo: 6.577 kg
Empuxo com pós-combustão: 9.706 kg
Velocidade máxima: 2.530 km/h em grandes altitudes e 1.110 km/h em baixas atitudes
Alcance: 1.550 km e 3.335 km com tanques auxiliares
Altitude de serviço: 17.060 m
Razão de subida: 285 m/s
Armamentos: 2 canhões de 30 mm DEFA 554 com 125 cartuchos cada, com um tota de pontos, 4 sob as asas, 5 sob a fuselagem, com capacidade para 6.300 kg, pode transportar pods com 18 foguetes Matra de 68 mm não-guiados cada, já a configuração com misseis ar-ar pode ser usados 6 misseis MBDA MICA IR/RF, 2 misseis Matra R550 Magic-II e 2 misseis Matra Super 530D, na configuração de misseis ar-superficie pode ser usado 2 misseis AM.39 Exocet, 2 misseis AS-30L guiado a laser e 1 missel nuclear de cruzeiro ASMP ou para missões de bombardeio 9 bombas Mk.82 de 227 kg.
Aviônicos: radar Thomson-CSF RDY (Radar Doppler Multi-alvos)
O Dassault Mirage 2000 é um caça de quarta geração, multipropósito, monorreator, fabricado pela empresa Francesa Dassault Aviation. Foi projetada como um caça leve baseado no Mirage III no final dos anos 70, para a Força Aérea Francesa. Mostou grande sucesso em diversos tipos de missões, a versões incluem o Mirage 2000N, a 2000D e a 2000-5. Cerca de 600 aviões foram construidos e até 2009 estava em serviço em nove países. O seu ponto zero está na frente de seu centro de gravidade, dando ao caça estabilidade para melhorar a maneabilidade. Foi o primeiro avião de combate a incorporar a estabilidade negativa e controles fly-by-wire. Um freio a ar comprimido é montado acima e abaixo de cada asa semelhante ao do Mirage III.
O Mirage 2000 tem opção de um gancho para uso em porta-aviões ou um pára-quedas pode ser instalado sob a cauda. Uma sonda removível para reabastecimento em voo, pode ser anexado a frente do cockpit, deslocando-se ligeiramente para a direita da fuselagem. O Dassault Mirage 2000C possui um sistema automático de controle de voo, proporcionando um alto grau de agilidade e fácil manuseio, com estabilidade e controles precisos em todas as situações. A fuselagem do Mirage 2000 pode suportar até 11 g (com um limite estrutural de 12 g), em vez dos 9 g indicados pelo fabricante. Os freios das rodas são feitos de carbono, oque permitiu a diminuição de seu tamanho graças a durabilidade do carbono. O Mirage 2000 possui cockpits monoposto ou biposto na versão de treinamento. O piloto controla a aeronave por meio de um manche no centro e o acelerador na mão esquerda, utiliza um assento ejetor tipo zero-zero (uma versão construida sob licença da empresa britânica Martin-Baker Mark 10). Ao contrário do F-16, o piloto se senta em posição convencional, sem ângulo para trás como no assento do F-16. O cockpit é pequeno e não possui formato de bolha. Apesar disso, a visibilidade do cockpit é muito boa.
O Radar Thomson-CSF RDM multi-modo ou Dassault Electronique / Thomson-CSF RDI radar pulso-Doppler, cada um com um alcance de 100 km. Esta unidade foi uma evolução dos radares Cyrano, com unidades de processamento mais modernas e capacidades look-down/shoot-down. O alcance efetivo é de cerca de 60-70 km com recursos modestos contra alvos a baixa altitude. Algumas versões recentes de exportação do Mirage 2000 possui um Radar Doppler multi-alvos desenvolvido para o Mirage 2000-5. O Mirage 2000 é equipado com o receptor de alerta radar Thales Serval (RWR) com antenas nas pontas das asas e na parte superior do leme. A Dassault utilizava um sistema de dispersor Éclair sob a cauda, este foi substituído por um par de dispensadores Matra Espiral, cada um montado nas extensões das asas, com uma capacidade total de 224 cartuchos.
O novo e poderoso motor turbojato SNECMA M53 com pós combustão, tem 6.350 kg de empuxo sem pós combustão e com pós combustão chega a 9.979 kg de empuxo. As entradas de ar estão equipados com um meio cone ajustável, que proporciona um choque de pressão, aumentando a eficiência do motor. Com uma capacidade interna de combustível de 3.978 litros no Mirage 2000C e E, e 3.904 litros no Mirage 2000B, N, D e S. Existem também a possibilidade de transporte de tanques extras de combustivel, sendo um central de 1.300 litros e mais dois, um em cada asa de 1.700 litros cada.
O Mirage 2000-C da Força Aérea Francesa está equipado com dois canhões DEFA 554 de 30 mm com 125 cartuchos cada, com uma cadência de 1.800 tiros por minuto. Cada cartucho pesa 275 gramas e tem uma velocidade inicial de cerca de 800 metros por segundo.O Mirage 2000 pode transportar até 6.300 kg ou 7.000 kg na versão 9, em nove pontos, dois em cada asa e cinco sob a fuselagem. Sob as asa e transportado misseis ar-ar Super Matra 530 de médio alcance guiado por radar semi-ativo guiado e nas laterais das asas pode levar misseis ar-ar Matra Magic guiado por infravermelho de pequeno alcance. As versões de exportação do Mirage 2000 pode transportar o misseil AIM-9J/L/P Sidewinder. A partir da versão C os Mirages 2000 podem transportar o novo missel tático de pequeno e médio alcance MBDA MICA, com alcance de 500 m a 60 km em vez do missel Super 530D.
FOTOS DO MIRAGE 2000: Alcance do Mirage 2000C, Reabastecimento em voo, Turbina, Cockpit , Tubo de reabastecimento, Mirage 2000 Força Aérea Brasileira, Estrutura do Mirage 2000.
MIRAGE 2000-5
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