Tipo: Helicoptero pesado de transporte
Pais de origem: Estados Unidos Fabricante: Boeing Rotorcraft Systems
Primeiro voo: 21 de Setembro 1961
Inicio do serviço: 1962 Status: ainda em serviço e produção
Primeiro usuário: Exército Americano, Forças de auto-defesa do Japão e Real Força Aérea Holandesa
Produção de 1962 até hoje
Total produzido: cerca de 1.179
Custo unitário: U$ 35 milhões em 2008
Tripulação: 3 (piloto, co-piloto e engenheiro de voo)
Capacidade: de 33 a 55 soldados ou 24 macas e 3 assistentes ou 12.700 kg de carga Comprimento: 30.10 m
Diâmetro do rotor: 18.30 m
Altura: 5.70 m
Area do rotor: 260 m2
Peso vazio: 10.185 kg
Peso carregado: 12.100 kg
Peso máximo de decolagem: 22.680 kg
Motores: 2 turbinas Lycoming T55-GA-712 com 3.750 hp cada
Velocidade máxima: 315 km/h
Velocidade de cruzeiro: 220 km/h
Alcance: 741 km
Alcance máximo: 2.252 km
Altitude de serviço: 5.640 m Razão de subida: 10.10 m/s
Armamento: 3 pontos para metralhadoras do tipo minigun 7.62 mm (0.308 in) M240/FN MAG, 1 na rampa de carga e 2 nas janelas laterais.
Aeronaves concorrentes: Yakovlev Yak-24, CH-53 Sea Stallion, S-64 Skycrane, CH-54 Tarhe, Mil Mi-6 e o Mil Mi-26
O Boeing CH-47 Chinook é um helicóptero pesado com dois rotores, em tandem. Sua velocidade superior a 315 km/h faz com que ele seje o helicópteros pesado mais rápido mundo. É um dos poucos aviões dessa era, tais como o C-130 Hercules e Iroquois UH-1, que está ainda em produção e em serviço, com cerca de 1.179 aeronaves construidas. Algumas de suas principais são transporte de tropas, o deslocamento da artilharia e o reabastecimento no campo de batalha. O Chinook possui uma rampa de carregamento larga na parte traseira da fuselagem e de três ganchos externos para carga e nas ultimas versões opção para reabastecimento em voo. Seu projeto data do inicio dos anos 60, sendo projetado e produzido inicialmente pela Boeing Vertol, atualmente o Chinnok é produzido pela Boeing Rotorcraft, sendo vendido a 16 países, entre eles, o Exército Americano e a Real Força Aérea, sendo estes os maiores usuários.
Em 1969, o trabalho sobre o Modelo experimental 347 foi iniciada. Foi um CH-47A com uma fuselagem alongada, com rotores de quatro pás, com asas destacável montado na parte superior da fuselagem entre outras mudanças. Voou pela primeira vez em 27 de Maio de 1970 e foi avaliada por alguns anos.
Em 1973, o Exército contratou um projeto com a Boeing para um helicoptero pesado, designado XCH-62A, semelhante ao Skycrane S-64, mas o projeto foi cancelado em 1975. O programa foi reiniciado com voos testes em 1980 e novamente cancelado pelo Congresso, sendo finalmente cancelado no final de 2005 no Fort Rucker, Alabama.
No final de 1956, o Departamento do Exército anunciou planos para substituir o Mojave CH-37, equipado com motores a pistão, por um novo helicóptero a turbina. Motores a turbina também foram uma característica de projeto chave do UH-1 "Huey". No entanto, o financiamento para tal projeto, seria barrado pelo Congresso, devido a diferentes pensamentos dentro do proprio Exército alguns pensavam que o novo helicóptero deveria ser de transporte leve e tático destinado a assumir as missões dos velhos helicopteros com motores a pistão, com capacidade de transportar cerca de quinze soldados (um esquadrão), outra parte do Exército pensavam em um novo helicóptero muito maior e capaz de transportar uma peça de artilharia de grande porte e com espaço interno suficiente para levar o novo Sistema de Mísseis MGM-31 "Pershing".
Em junho de 1958, o Exército dos EUA fez um contrato para uma aeronave sob a designação YHC-1A, com uma capacidade para 20 soldados. A decisão foi tomada para adquirir um helicóptero pesado de transporte e ao mesmo tempo atualizar o UH-1 "Huey" como transporte de tropas tático. O YHC-1A foi melhorado e aprovado pela Marinha Americana como CH-46 Sea Knights em 1962. O Exército, autorizou a pré-produção do Boeing Vertol YCH -1B, seu voo inicial pairando foi em 21 de Setembro de 1961. Em 1962, o HC-1B foi redesignado como CH-47A nos Estados Unidos.
Em um exercício de treinamento da Marinha Americana, em julho de 2008, o CH-47 foi batizado como "Chinook" em alusão ao povo Chinook do Noroeste do Pacífico, o CH-47 é equipado com dois motores de turbina, montado em cada lado das extremidades do helicóptero e conectado entre eles por cardans, os primeiros modelos eram equipados com motores de 2.200 cavalos de potência. Os rotores contra-rotativos eliminam a necessidade de um rotor anti-torque vertical, permitindo que todo o força dos motores, sejam utilizados para decolar e empuxo, esta capacidade torna o helicoptero menos sensível a mudanças no centro de gravidade, importante durante a elevação de cargas. Se um motor falhar, o outro pode dirigir ambos os rotores, devido a conexção entre eles. O "tamanho" do Chinook estava diretamente relacionado com o crescimento do Huey e insistência estrategistas do Exército ", para o papel principal do helicoptero, para ataques rápidos e com força total. ficando está capacidade nos Hueys e Chinooks, com a responsabilidade pela aceleração do seu esforço de mobilidade aérea, da guerra atua. Tendo em vista que participou de varios conflitos pelo mundo como a Guerra do Vietnã pelos Estados Unidos, Irã-Iraque pelo Irã, Guerra das Malvinas por ambos os lados e Guerra do Iraque e Afeganistão.
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