Tipo: Helicóptero de ataque
Fabricante: Mil Moscow Helicopter
Primeiro voo: Janeiro de 1988
Inicio do serviço: 2006 (Russia)
Status: em serviço e entregas
Primeiros usuário: Força Aérea Russa e Força Aérea Venezuelana
Total produzido: cerca de 43 unidades
Custo por unidade: € 12 milhões de euros
Tripulação: 1 piloto (atrás) e 1 navegador/operador de armas (na frente)
Comprimento: 17.01 m
Diâmetro do rotor: 17.20 m
Altura: 4.70 m
Aréa do rotor: 232.35 m²
Peso vazio: 8.600 kg
Peso carregado: 10.700 kg
Peso máximo de decolagem: 11.500 kg
Motor: 2 turbinas Klimov TV3-117VMA com 2.194 cv cada
Velocidade máxima: 320 km/h
Velocidade de cruzeiro: 270 km/h
Alcance: 435 km
Alcance de combate: 200 km com 10 minutos de reserva
Alcance máximo: 1.100 km
Altitude de serviço: 5.700 m
Fabricante: Mil Moscow Helicopter
Primeiro voo: Janeiro de 1988
Inicio do serviço: 2006 (Russia)
Status: em serviço e entregas
Primeiros usuário: Força Aérea Russa e Força Aérea Venezuelana
Total produzido: cerca de 43 unidades
Custo por unidade: € 12 milhões de euros
Tripulação: 1 piloto (atrás) e 1 navegador/operador de armas (na frente)
Comprimento: 17.01 m
Diâmetro do rotor: 17.20 m
Altura: 4.70 m
Aréa do rotor: 232.35 m²
Peso vazio: 8.600 kg
Peso carregado: 10.700 kg
Peso máximo de decolagem: 11.500 kg
Motor: 2 turbinas Klimov TV3-117VMA com 2.194 cv cada
Velocidade máxima: 320 km/h
Velocidade de cruzeiro: 270 km/h
Alcance: 435 km
Alcance de combate: 200 km com 10 minutos de reserva
Alcance máximo: 1.100 km
Altitude de serviço: 5.700 m
Armamento: 1 canhão de 30 mm Shipunov 2A42 com 250 cartuchos montado abaixo do nariz, com dois pontos sob cada asa, pode transportar bombas, foguetes, misseis e pods de armas. O Mil Mi pode ter a seguinte configuração de combate: 16 misseis anti-tanque Ataka-V e 40 foguetes S-8 ou 16 Ataka-V misseis anti-tanque e 10 foguetes S-13 rocket ou 16 misseis anti-tanque Ataka-V e 2 pods de metralhadoras de 23 mm Gsh-23L com 250 cartuchos cada. Podendo tambem transportar o missel anti-tanque 9K118 Sheksna ou 9A-2200, misseis ar-ar 8 Igla-V ou Vympel R-73 ou lançadores de minas 2 KMGU-2.
O Mil Mi-28 "Night Havoc" voou pela primeira vez em novembro de 1996 e os procedimentos de ensaio foram concluidos em 1999. O helicóptero Havoc retém a maior parte do projeto estrutural do Mi-28. A principal diferença é a instalação de um sistema de combate eletrônico integrado. Outras modificações incluem a caixa de câmbio principal para a transmissão de maior potência para o rotor; novo design das lâminas de alta eficiência, diminuindo o barulho das hélices dificultando a detecção dele pelo inimigo, um motor com sistema de controle de injeção de combustível para operação de alta potência.
Os principais sensores do sistema de combate do Havoc são a antena do radar de microondas montado acima da cabeça do rotor e um FLIR (Forward Looking Infrared). O sistema de combate integrado utiliza a bordo um processador para exibir o local que o helicóptero se encontra e um indicador de mapa em movimento, para mostrar o voo, sistemas e informações sobre o alvo em monitores de cristal líquido. A tripulação está equipada com óculos de visão noturna.
Capacidades do Mil Mi-28: capacidade de combate noturno e em qualquer tempo, está equipado com um radar de onda milimétrica montado sobre a hélice, igual ao radar Longbow do Apache. Esse radar, um N-025 Almaz-280, em capacidade de detectar um alvo terrestre a 10 km de distância e guiar mísseis AT-9 Spiral 2 e possui uma varredura de 360°, abaixo do nariz o Mi-28 tem uma torreta do sistema de mira TOR, com um sensor FLIR (câmera de imagens térmicas) usada para designação de alvos e navegação, uma câmera de TV, além de um designador de alvos a laser usado para guiar mísseis, colados nas laterias do helicoptero, sensores ópticos / laser, incluindo Zenit TV de baixo nível de luz. O armamento da versão de produção pode incluir os misseis Shturm 9M114 (AT-6 'Espiral') ou 9M120 Vikhr / Ataka (AT-12 'Swing') ASMs e Igla (SA-16 "Gimlet) AAMs e R-73 AAMS, sistema de busca automática de destino e terreno, detecção e identificação amigo/inimigo e para a versão Mi-28Ns um sistema de controle de missões Ramenskoye Breo-28N.
O projeto inicial do Mi-28 foi desenvolvido para dar suporte em missões de assalto anfíbio da Marinha e apoio aéreo para o Exército.
O projeto inicial do Mi-28 foi desenvolvido para dar suporte em missões de assalto anfíbio da Marinha e apoio aéreo para o Exército.
Quanto sua capacidade de combate e defesa o Mil Mi-28 está equipado com uma gama de equipamnetos como controle de armas por TV, (FLIR), sistema de tiro, radar de 360° de varredura, localizador de alvos fora do alcance, equipamentos de visão noturna, indicador de alvo com direcionamento controlado pelo capacete do operador de armas, rádio, sistema de orientação, sistema de dados com displays multifuncionais de cristal líquido, subsistemas de navegação do tipo GPS, sistema de auto-defes incluindo unidade de alerta radar, infra-vermelho, contra medidas eletrônicas e flares.
A versão Mi-28NAe de exportação foi oferecida para a Coréia do Norte, mas não há confirmação da compra.
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