" Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la. " - Santos Dumont

" Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. " - Winston Churchill
" Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus - Albert Einstein
" O objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, mas fazer o inimigo morrer pelo dele - George S. Patton. "
" Só os mortos conhecem o fim da guerra " - Platão
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

quinta-feira, 3 de junho de 2010

9K38 Igla ''SA-16 Gimlet''

Tipo: Sistema portátil anti-aéreo
País de origem: União Soviética
Em serviço: desde 1983 até hoje
Fabricante: KBM
Custo unitário: 60.000 a 80.000 doláres em 2003











Especificações:
Peso do equipamento: 18 kg
Ogiva: 1.17 kg com 390 g de explosivo HMX um dos explosivos quimicos mais poderosos
Peso do missel: 10.8 kg
Comprimento: 1.57 m
Diâmetro: 72 mm
Mecanismo de detonação: de contato e aproximação
Motor: foguete com combustível sólido
Alcance: 5.2 km
Altitude de voo: 3.5 km
Velocidade: 800 m/s a 2.817 km/h
Sistema de guiagem: infravermelho

O Igla 9K38 é um sistema de arma portátil infravermelha para uso anti-aéreo construido pela Empresa Russa KBM, chamado pela OTAN de ''Grouse'', sua versão anterior é conhecida como Igla-1 ou SA-16 Gimlet 9K310. O desenvolvimento desta arma portátil de defesa aérea de curto alcance em 1972, com o objetivo principal de melhorar a resistência contra medidas eletrônicas de seus alvos. O 9K310 Igla-1 e seu sistema de mísseis 9M313 foram aceitos em serviço no exército soviético, em 11 de Março de 1981. As principais diferenças do Strela-3 incluiam o sistema de Identificação amigo ou inimigo criado para evitar disparos contra aviões amigos, disparo automático, elevação para facilitar o disparo com isso reduziria o campo de tiro, um foguete um pouco maior reduzindo o arrasto, melhor sistema de orientação para que houvesse um aumento no alcance e melhor desempenho contra alvos manobráveis e rápidos, com isso o alvo seria atingido na fuselagem e não mais no bocal da turbina do avião. A combinação de detonação de proximidade com o do infravermelho, junto ao restante do combustivel do missel seria de grande impacto contra o alvo, sendo as contramedidas eletrônicas e de proteção como chaffs e flares do alvo, praticamente nulas contra o missel do Igla.
Segundo o fabricante, testes na África do Sul provavelmente em algum dos conflitos naquela aréa mostraram que o Igla é superior ao missel Americano FIM-92A Stinger. No entanto, outros testes na Croácia afirmam que o Igla tem um menor tempo de voo e alcance, mas sua eficácia é igual ao do Stinger. A probabilidade de acerto do Igla fica entre 30% a 48% contra alvos desprotegidos que é reduzida para 24% na presença de flares e proteção eletrônica, já contra um caça F-4 Phantom II o fabricante afirma que a porcentagem de acerto fica em 59% com alvo fixo e de 44% com o uso pelo alvo de contramedidas ou manobras evasivas.
O uso em combate mais notável do Igla modelo SA-16 foi durante a Guerra do Golfo, em 17 de janeiro de 1991, após uma missão de bombardeio, um Panavia Tornado da RAF foi abatido por Forças Iraquianas. Já em 1995, um Mirage 2000 Francês foi abatido sobre a Bósnia por um Igla 9K38 disparado por unidades de defesa aérea do Exército da República da Sérvia.
A seguir as versões do Igla: Igla-1E versão para exportação / Igla-1M versão melhorada do modelo, para uso soviético na década de 80 / Igla-1D versão para pára-quedistas e forças especiais com tubo de lançamento separado do míssel / Igla-1V versão para uso principalmnete contra helicopteros / Igla-1N versão com ogiva maior, com uma pequena redução na velocidade / Igla-1A segunda versão para exportação / Igla-1S a mais nova variante, com maior alcance, mais sensível, melhor resistência a contra medidas recentes e uma ogiva maior.
E para finalizar em 12 de agosto de 2003, como resultado de uma operação policial com cooperação de americanos, britânicos e russos, Hemant Lakhani , um britânico , foi preso ao tentar entrar nos Estados Unidos com um modelo antigo do Igla, interrogado ele disse que tinha intenção de abater o Air Force One , o avião presidencial americano ou um avião comercial e que planejava comprar outras 50 dessas armas.

Nenhum comentário:

Videos de aviões

Loading...