Fabricante: Bell Aircraft
Primeiro voo: 6 de abril de 1938
Inicio do serviço: 1941
Retirado de serviço: em 1951 na Itália
Primeiros usuários: Exército Americano, Força Aérea Soviética e Real Força Aérea
Produção: de 1940 a maio de 1944
Total produzido: cerca de 10.000
Custo unitário: U$ 50.666 em 1944
Variante: XFL Airabonita / P-63 Kingcobra
Dados do (P-39Q)
Tripulação: 1 ( piloto )
Comprimento: 9.20 m
Envergadura: 10.40 m
Altura: 3.80 m
Aréa das asas: 19.8 m²
Peso vazio: 2.425 kg
Peso carregado: 3.347 kg
Peso máximo de decolagem: 3.800 kg
Motor: 1 Allison V-1710-85, refrigerado a agua, V-12, 1.200 cavalos
Velocidade máxima:605 km/h
Alcance: 840 km
Altitude de serviço: 10.700 m, pode atingir 15.000 m em 4m e 50s
Razão de subida: 19 m/s
Armamentos: 1 canhão M4 de 37 mm com 30 cartuchos atirando atraves do cubo da hélice ( na RAF este canhão foi substituido por um de 20 mm com 60 cartuchos, 2 metralhadoras .50 de 12.7 mm com 200 cartuchos cada no nariz em sincronismo com a hélice, 4 metralhadoras .30 de 7.62 mm duas em cada asa com 150 cartuchos cada e suporte sob a fuselagem para uma bomba de 227 kg.
Razão de subida: 19 m/s
Armamentos: 1 canhão M4 de 37 mm com 30 cartuchos atirando atraves do cubo da hélice ( na RAF este canhão foi substituido por um de 20 mm com 60 cartuchos, 2 metralhadoras .50 de 12.7 mm com 200 cartuchos cada no nariz em sincronismo com a hélice, 4 metralhadoras .30 de 7.62 mm duas em cada asa com 150 cartuchos cada e suporte sob a fuselagem para uma bomba de 227 kg.
Aparentemente convencional, o P-39 estava equipado com um motor colocado atrás da cabine, acionando a hélice atraves de um longo eixo de transmissão, dando espaço dianteiro para que houvesse um maior poder de fogo e fornecendo ao piloto uma melhor visão frontal do que nos outros caças. Esse modelo de aeronave exigiu um trem de pouso triciclo, sendo o primeiro monomotor americano com esse tipo de equipamento. Em serviço já em 1941 era o mais avançado caça que a Força Aerea Americana no inicio da guerra, apesar da decisão de não o equipar com um turbo compressor, oque prejudicou o seu desempenho limitando seu uso em altitudes de até 5.200 m. Sua estrutura robusta e seu grande poder de manobra fizeram dele um poderoso avião de ataque ao solo. Obteve grande sucesso na África do Norte e no Extremo Oriente. Cerca de 4.773 aviões foram entregues a União Soviética, que usaram em combates aéreos e o segundo maior ás da União Soviética utilizou o P-39, já na Aviação Americana o P-39 foi principalmente utilizado no Pacifico, onde a oposição de caças inimigos era menor do que na Europa.
Em setembro de 1940, a Grã-Bretanha requisitado 386 P-39Ds (modelo 14), com um canhão de 20 mm e seis metralhadoras de 7.7 mm. A RAF pediu um total de 675 P-39s. Entretanto, depois que o primeiro Airacobra chegou em setembro de 1941, foram realizados testes e descobriram que o P-39 tinha curto alcance e desempenho ruim em altitudes usadas pela RAF nos teatros europeus, somente 80 deles foram utilizados no esquadrão 601 onde serviriam. Já a Grã-Bretanha transferiu aproximadamente 200 P-39s para União Soviética. Por volta de 200 aviões da RAF foram entregues aos Estados Unidos após o ataque a Pearl Harbor, sendo posteriormente enviados a Quinta Força Aérea Austráliana, para o serviço no Pacífico. Entretanto a produção atrasada dos modelos N e Q mantiveram uma velocidade superior a 604 km/h com uma altitude operacinal de 6.100 m, dessa maneira podia alcançar em mergulho o Spitfire, mas sempre obedecendo a recomendação de velocidade em mergulho que era de 764 km/h. A posição do motor era ideal para ataques ao solo, tendo em vista que os tiros atingiam a frente do avião, ficando o motor potegido na parte de trás da aeronave, mas ficava muito vulnerável a ataques traseiros vindos de outros aviões. Antes do ataque a Pearl Harbor, quase 600 aviões haviam sido construídos, ao final da produção dos P-39 em agosto de 1944, a Bell tinha construído quase 10.000 aviões. Houve vários modelos e protótipos construidos pela Bell, o XP-39-BE um protótipo com motor Allison V-1710-17 com 1.150 cavalos, com turbo compressor, 2 metralhadoras de 12.7 mm e 1 canhão de 25 mm / YP-39 com motor Allison V-1710-37 com 1090 cavalos, armado com 1 canhão de 37 mm, 4 metrlhadoras sendo 2 de 12.7 mm e 2 de 7.62 mm / YP-39A para grandes altitudes com motor Allison V-1710-31 com 1.150 cavalos / XP-39B com motor Allison V-1710-37 de 1.090 cavalos, houve várias mudanças na estrutura, inclusive a instalação de um turbo compressor / P-39C com motor Allison V-1710-35 de 1.150 cavalos, 1 canhão de 37 mm, 4 metralhadoras sendo 2 de 12.7 mm e 2 7.62 mm, melhor blindagem e tanques de combustivel extras / Airacobra IA com motor Allison V-1710-E4 de 1150 cavalos, 1 canhão de 20 mm, 4 metralhadoras sendo 2 de 12.7 mm e 2 de 7.7 mm / P-39D-BE melhor blindagem e tanques extras de combustivel, 1 canhão de 37 mm, 2 metralhadoras de 12.7 mm e 4 metralhadoras de 7.62 mm / P-39D-2 com motor Allison V-1710-63 de 1.325 cavalos, 1 canhão de 37 mm, tanque extra de 549 litros ou 1 bomba de 227 kg / P-39D-3 com câmeras de reconhecimento sob a fuselagem e melhor blindagem /
XP-39E três protótipos testados com motor Continental I-1430-1 de 2.100 cavalos e motor Allison V-1710-47 de 1.325 / TP-39F-1 convertido para treinamento com dois assentos e sem armamento / P-39L-1BE contruidos para a União Soviética / P-39L-1 modificado para uso de foguetes, sob as asas, 250 produzidos, sendo estes modelos os principais.
XP-39E três protótipos testados com motor Continental I-1430-1 de 2.100 cavalos e motor Allison V-1710-47 de 1.325 / TP-39F-1 convertido para treinamento com dois assentos e sem armamento / P-39L-1BE contruidos para a União Soviética / P-39L-1 modificado para uso de foguetes, sob as asas, 250 produzidos, sendo estes modelos os principais.
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