Fabricante: Messerschmitt
Desenvolvido por: Willy Messerschmitt
Primeiro voo: 12 maio de 1936
Inicio do serviço: 1937
Retirado de serviço: 1945 (Luftwaffe)
Usuários: Luftwaffe, Hungria, Romênia
Total produzido: 6,170
Tripulação: 2 a 3
Comprimento: 12.3 m
Envergadura: 16.3 m
Altura: 3.3 m
Area das asas: 38.8 m²
Peso vazio: 4,500 kg
Peso carregado: 6,700 kg
Motores: 2× Daimler-Benz DB 601 B-1, V-12 invertido, refrigerado a agua, 809 kW cada
Velocidade máxima: 560 km/h
Alcance: 2,410 km
Alcance máximo: 2,800 km
Altitude de serviço: 10,500 m
Armamento: 2 canhões de 20 mm MG 151, com 180 cartuchos, que era recarregado em voo pelo operador de rádio, 4 metralhadoras 7.92 mm MG 17 com 1,000 cartuchos, 1 metralhadora 7.92 mm MG 15 montada na cabine traseira para defesa e 2 bombas SC 100 de 100 kg sob cada asa e 2 SC 250 de 250 kg sob a fuselagem.
O Messerschmitt FB 110 , frequentemente chamado de Me 110 , era um caça pesado bimotor a serviço da Luftwaffe durante a segunda guerra mundial. O FB 110 serviu com sucesso nas campanhas da polônia, noruegua e na batalha da França, sua principal falha era a falta de agilidade no ar. Esta falha foi exposta durante a batalha da Grã Bretanha, quando as unidades equipadas com FB 110 foram retiradas de batalha após grandes perdas e inseridas como caças noturnos equipados com radar, obtendo sucesso em algumas missões. Mandado para a Africa do Norte deu apoio ao exército alemão como um caça-bombardeiro poderoso, o maior às da Luftwaffe foi, Heinz-Wolfgang, voando exclusivamente como caça noturno, reivindicou 121 vitórias em 164 missões de combate.
O Bf 110 foi desenvolvido a pedido da Luftwaffe que desejava um caça estratégico capaz de utilizar a velocidade e raio de ação para destruir bombardeiros inimigos antes que eles pudessem atacar a Alemanha. O primeiro voo ocorreu em 12 de maio de 1936, mostrando que ele era muito rápido, mas não muito ágil. Isso o tornou pouco útil na escolta de bombardeiros. Depois de construir alguns Bf 110B com motor Jumo, mas a produção começou com Bf 110C com motor DB 601. Ele teve sucesso na função de escolta na Polônia e Escandinávia, mas na França e Inglaterra foram derrotados pelos caças. Foi lançado tambem a versão Bf 110D de longo raio de ação, munido de tanques largáveis. Os Bf 110 F e G tinham motores DB 601F e DB 605, de maior potência, muitos equipados com radar para o uso somente durante a noite, assim livre dos caças o Bf 110 viu sua carreira se prolongar e obter sucessos contra os bombardeiros da Real Força Aérea. As primeiras unidades empreenderam operações de defesa sobre a Alemanha. Uma das ações mais notáveis d Bf 110 ocorreu na noite do dia 16/17 de agosto 1943. As unidades de Bf 110 tinham sido equipados com um canhão, que poderia atacar o ponto cego dos bombardeiros Avro Lancaster da RAF, que não possuiam uma torreta ventral, ficando a parte de baixo do Avro vunerável. Usando isto o piloto almão Peter Erhardt destruiu quatro bombardeiros em trinta minutos. Apesar da visibilidade excelente, nenhum dos bombardeiros do RAF tinham relatado qualquer coisa incomun que indicaria uma nova arma ou tática usada pelos alemãos a noite. combinando uma munição incendiária usada pelos Bf 110, muitos grupos da RAF testemunharam uma explosão repentina de um avião amigo, mas não viam os caças alemães. Em setembro 1943, uma campanha estratégica de bombardeios contra as cidades da Alemanha forçou um colapso alemão, mas devido as defesas alemãs e os Bf 110 cerca de 2.751 bombardeiros da RAF foram abatidos em 1943, mais tarde a RAF desenvolveu medidas defensivas de radar, introduziram o Havilland Mosquito para enganar os Bf 110, neste época os Bf 110 permaneceu como a espinha dorsal das forças de caça, até a entrada dos aviões Heinkel HE 219 e Junkers Ju 88. Um esquadrão de Bf 110 reividicou a destruição de 123 bombardeiros apenas em uma noite, cerca de 1.179 bombardeiros foram destruidos sobre Hamburgo, durante a batalha sobre Berlim 1.128 bombardeiros foram perdidos em cinco meses. Mas as perdas de Luftwaffe foram elevadas por volta de 15% dos aviões da Luftwaffe foram destruidos e os pilotos mortos nos três primeiros meses de 1944.
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