Tipo: Interceptador
Fabricante: Convair
Primeiro voo: 24 de Outubro de 1953
Inicio do serviço: Abril de 1956
Retirado do serviço: 1979 e usado com alvo não tripulado até 1986
Primeiros usuarios: United States Air Force, Grecia e Turquia
Total produzido: 1000
Custo unitário: US$ 1.2 milhões
Desenvolvido a partir: Convair XF-92
Variantes: F-106 Delta Dart
Tripulação: 1
Comprimento: 20.83 m
Envergadura: 11.61 m
Altura: 6.45 m
Area das asas: 64.57 m²
Peso vazio: 8,777 kg
Peso carregado: 11,100 kg
Peso maximo de decolagem: 14,300 kg
Motor: 1× Pratt & Whitney J57-P-25 com pos combustão
Empuxo com pos combustão: 7,800 kg
Capacidade interna de combustivel: 4,107 litros
Capacidade externa de combustivel: 2 tanques de 815 litros cada
Velocidade maxima: 1,304 km/h a 12,190 m
Raio de alcance: 2,175 km
Altitude de serviço: 16,300 m
Razão de subida: 66 m/s
Armamento: 24 foguetes de 70 mm FFAR, 6 misseis AIM-4 Falcon, 3 misseis AIM-4 Falcon ou
1 bomba AIM-26 Falcon com ogiva nuclear ou convencional
O Convair F-102 era um avião de interceptação americano construído como parte da espinha dorsal da defesa aérea dos Estados Unidos no final dos anos 50. Entrou em serviço em 1956, sua principal finalidade era a interceptação de bombardeiros soviéticos. O desenvolvimento do F-102 foi longo e complicado, era suplementado pelos Voodoos F-101, substituídos pelos dardos do delta F-106, e, mais atrasados, F-4 pelo fantasma IIs. Muitos do F-102s foram transferidos ao dever de protetor do nacional de ar de Estados Unidos nos anos 60 mid-to-late, e o tipo foi aposentado do serviço operacional em 1976. O protótipo YF-102 fez seu primeiro vôo em 24 outubro 1953, mas foi perdido em um acidente nove dias mais tarde. O segundo avião voou em 11 janeiro 1954, tendo um mal desempenho. O arrasto aerodinâmico era muito elevado, limitando o caça a uma velocidade de 1200 km/h, com um teto de 14.630 m, abaixo das exigências. O projeto foi revisado e em 20 dezembro 1954 voou o YF-102A alcançando Mach 1.22 e um teto de 16.154 m, oque era suficiente para o inicio da produção do F-102, a partir desta data os F-102 possuiam sistema de controlo de fogo Hughes MG-3, mais tarde recebeu o MG-10. O armamento inicial era três pares de mísseis Falcon GAR-1, com sistema infravermelho e radar semi-ativo, dois compartimento cada um com 12 tubos para foguetes 70 mm. Mais tarde o F-102 foi preparado para o uso da bomba nuclear Falcon GAR-11. O sucessor do F-102, foi projetado para utilizar o motor J67, logo após substituido pelo motor J75 da Whitney & de Pratt, havendo muitas mudanças aerodinâmicas que incluiam entrada de ar com geometria variável, resultando em um projeto inteiramente novo que foi nomeado F-106 Delta Dart.
O F-102 serviu no Vietnã em patrulhas e como escolta de bombardeiros. Um total de 15 aviões foram perdidos, um em combate aéreo, diversos devido a artilharia anti aérea e o restante em acidentes. Durante uma destas missões um F-102 derrubou um MiG-21 norte vietnamita, e um dos F-102 tambem foi abatido, mas nada foi gravado, sendo está a única perda durante a Guerra do Vietnã .O F-102 tornou-se razoavelmente pesado para o ataque ao solo, devido a necessidade de transportar 24 foguetes de 70 mm, esta arma foi usada com bons resultados contra alvos norte vietnamita, mísseis semi ativo Falcon foi usado com ajuda de um infravermelho de busca instalado no nariz do F-102, onde foi empregado em ataques noturnos contra a trilha Ho Chi Minh, os F-102 ficaram em operação no Vietnã até 1968, retornando para os Estados Unidos. Em 1973, seis aviões foram convertidos, simulando caças MiG-21. Um programa converteu centenas de F-102 em alvos para aviões F-4, F-106, F-15 e testes de misseis PATRIOT do Exercito. Os F-102 e os TF-102 foram exportados para a Turquia e Grécia, que foram usados em combate durante a invasão turca em 1974, no Chipre. Houve reivindicações de combates aéreos entre F-5 gregos e F-102 turcos. Os gregos reivindicaram ter abatido dois F-102, já os turcos reivindicam o abate de um F-5, entretanto, ambos os lados negam perdas. O F-102 foi aposentado de ambas forças aéreas em 1979. O F-102 deixou o serviço nos Estados Unidos em 1976, já o ultimo F-102 alvo foi destruido em 1986. Nenhum F-102 permanece em condições de voo, embora muitos possam ser vistos em museus.
F-102 COCKPIT,FOTO 1,FOTO 2,FOTO 3,FOTO 4,FOTO 5
Fabricante: Convair
Primeiro voo: 24 de Outubro de 1953
Inicio do serviço: Abril de 1956
Retirado do serviço: 1979 e usado com alvo não tripulado até 1986
Primeiros usuarios: United States Air Force, Grecia e Turquia
Total produzido: 1000
Custo unitário: US$ 1.2 milhões
Desenvolvido a partir: Convair XF-92
Variantes: F-106 Delta Dart
Tripulação: 1
Comprimento: 20.83 m
Envergadura: 11.61 m
Altura: 6.45 m
Area das asas: 64.57 m²
Peso vazio: 8,777 kg
Peso carregado: 11,100 kg
Peso maximo de decolagem: 14,300 kg
Motor: 1× Pratt & Whitney J57-P-25 com pos combustão
Empuxo com pos combustão: 7,800 kg
Capacidade interna de combustivel: 4,107 litros
Capacidade externa de combustivel: 2 tanques de 815 litros cada
Velocidade maxima: 1,304 km/h a 12,190 m
Raio de alcance: 2,175 km
Altitude de serviço: 16,300 m
Razão de subida: 66 m/s
Armamento: 24 foguetes de 70 mm FFAR, 6 misseis AIM-4 Falcon, 3 misseis AIM-4 Falcon ou
1 bomba AIM-26 Falcon com ogiva nuclear ou convencional
O Convair F-102 era um avião de interceptação americano construído como parte da espinha dorsal da defesa aérea dos Estados Unidos no final dos anos 50. Entrou em serviço em 1956, sua principal finalidade era a interceptação de bombardeiros soviéticos. O desenvolvimento do F-102 foi longo e complicado, era suplementado pelos Voodoos F-101, substituídos pelos dardos do delta F-106, e, mais atrasados, F-4 pelo fantasma IIs. Muitos do F-102s foram transferidos ao dever de protetor do nacional de ar de Estados Unidos nos anos 60 mid-to-late, e o tipo foi aposentado do serviço operacional em 1976. O protótipo YF-102 fez seu primeiro vôo em 24 outubro 1953, mas foi perdido em um acidente nove dias mais tarde. O segundo avião voou em 11 janeiro 1954, tendo um mal desempenho. O arrasto aerodinâmico era muito elevado, limitando o caça a uma velocidade de 1200 km/h, com um teto de 14.630 m, abaixo das exigências. O projeto foi revisado e em 20 dezembro 1954 voou o YF-102A alcançando Mach 1.22 e um teto de 16.154 m, oque era suficiente para o inicio da produção do F-102, a partir desta data os F-102 possuiam sistema de controlo de fogo Hughes MG-3, mais tarde recebeu o MG-10. O armamento inicial era três pares de mísseis Falcon GAR-1, com sistema infravermelho e radar semi-ativo, dois compartimento cada um com 12 tubos para foguetes 70 mm. Mais tarde o F-102 foi preparado para o uso da bomba nuclear Falcon GAR-11. O sucessor do F-102, foi projetado para utilizar o motor J67, logo após substituido pelo motor J75 da Whitney & de Pratt, havendo muitas mudanças aerodinâmicas que incluiam entrada de ar com geometria variável, resultando em um projeto inteiramente novo que foi nomeado F-106 Delta Dart.
O F-102 serviu no Vietnã em patrulhas e como escolta de bombardeiros. Um total de 15 aviões foram perdidos, um em combate aéreo, diversos devido a artilharia anti aérea e o restante em acidentes. Durante uma destas missões um F-102 derrubou um MiG-21 norte vietnamita, e um dos F-102 tambem foi abatido, mas nada foi gravado, sendo está a única perda durante a Guerra do Vietnã .O F-102 tornou-se razoavelmente pesado para o ataque ao solo, devido a necessidade de transportar 24 foguetes de 70 mm, esta arma foi usada com bons resultados contra alvos norte vietnamita, mísseis semi ativo Falcon foi usado com ajuda de um infravermelho de busca instalado no nariz do F-102, onde foi empregado em ataques noturnos contra a trilha Ho Chi Minh, os F-102 ficaram em operação no Vietnã até 1968, retornando para os Estados Unidos. Em 1973, seis aviões foram convertidos, simulando caças MiG-21. Um programa converteu centenas de F-102 em alvos para aviões F-4, F-106, F-15 e testes de misseis PATRIOT do Exercito. Os F-102 e os TF-102 foram exportados para a Turquia e Grécia, que foram usados em combate durante a invasão turca em 1974, no Chipre. Houve reivindicações de combates aéreos entre F-5 gregos e F-102 turcos. Os gregos reivindicaram ter abatido dois F-102, já os turcos reivindicam o abate de um F-5, entretanto, ambos os lados negam perdas. O F-102 foi aposentado de ambas forças aéreas em 1979. O F-102 deixou o serviço nos Estados Unidos em 1976, já o ultimo F-102 alvo foi destruido em 1986. Nenhum F-102 permanece em condições de voo, embora muitos possam ser vistos em museus.
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