" Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la. " - Santos Dumont

" Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. " - Winston Churchill
" Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus - Albert Einstein
" O objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, mas fazer o inimigo morrer pelo dele - George S. Patton. "
" Só os mortos conhecem o fim da guerra " - Platão
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Messerschmitt Me 323 "Gigant"

Tipo: Transporte pesado
Fabricante: Messerschmitt A.G.
Primeiro voo: 1941
Inicio do serviço: 1943
Retirado do serviço: 1944
Primeiro usuário: Luftwaffe
Produção: 1941-1944
Total produzido: 200
Variantes: Messerschmitt Me 321
Tripulação: 5
Capacidade: 130 soldados ou 10–12 toneladas de equipamentos
Comprimento: 28.2 m
Envergadura: 55.2 m
Altura: 10.15 m
Peso vazio: 27,330 kg
Peso carregado: 29,500 kg
Peso máximo de decolagem: 43,000 kg
Motores: 6× Gnome-Rhône 950 cv cada
Velocidade máxima: 270 km/h
Raio de alcance: 800 km
Alcance máximo: 1,100 km
Altitude de serviço: 4,000 m
Razão de subida: 216 m/min
Armamento: 18 metralhadoras de 7.92 mm MG 81 espalhadas pela aeronave

O Messerschmitt ME 323 Gigante é um avião de transporte pesado, era o maior avião da segunda guerra mundial, uma variação do ME 321. Em 1941, decidiu-se usar os motores radiais franceses Gnome GR14N avaliados em 990 cavalos-força (740 quilowatts) usar os motores franceses não sobrecarregaria a indústria Alemã. Os testes iniciais foram feitos usando quatro motores Gnome, que deram uma velocidade de 210 km/h, cerca de 80 km/h mais lento do que os aviões de transporte Junkers Ju 52.
Para reduzir o peso e conservá-lo em alumínio as asas foram feitas de madeira compensada, a fuselagem era de tubos de metal e coberta com tela, com assoalho reforçado para suportar a carga útil. Sua tripulação era composta de cinco homens: dois pilotos, dois coordenadores de vôo e um operador de rádio. Dois artilheiros adicionais poderiam ser usados. Os coordenadores de vôo ocupavam duas cabines pequenas, uma em cada asa entre os motores internos e do centro. A função dos coordenadores era monitorar a sincronização dos motores e permitir que o piloto voe sem se preocupar. Mesmo com os motores, as decolagens eram feitas com a ajuda de foguetes, as cargas típicas eram: dois caminhões de quatro-tonelada, um canhão de 88 milímetros com equipamentos, munição e homens, 52 Galões de combustível de 252 litros ou 130 homens. Os primeiros modelos foram usavam hélices de madeira com duas lâminas, logo após foram instalados hélices de três lâminas de metal. Na asa do lado direito os motores giravam no sentido anti-horário e do lado esquerdo no sentido horário. O ME 323 teve uma velocidade máxima de 219 km/h ao nível do mar, sua velocidade diminuia de acordo com a altitude. Para o armamento defensivo, foi montado cinco metralhadoras de 13 mm no dorso, atrás das asas e da fuselagem.
Em uso - A taxa elevada de perda dos comboios que mantinham Rommel, forçou o desenvolvimento de um avião de transporte pesado, para abastecimento das linhas de frente. Em 22 de abril de 1943 uma formação de 27 ME 323 totalmente carregados com escolta de BF 109s do JG 27 foram interceptados por sete esquadrões de Spitfires e P-40s, com a perda de 21 ME 323. Três P-40 foram derrubados pela escolta. O ME 323 era muito resistente, e podia absorver uma enorme quantidade de fogo inimigo, podiam estar carregados com tambores de combustível para o Afrika Korps ou carregados com fita adesiva, era um tanto injusto.
Acredita-se que nenhum ME 323 sobreviveu em serviço além do verão de 1944. Um total de 213 foram construídos antes do fim da produção em abril de 1944. Apesar de todos os problemas, os poucos ME 323 em serviço, eram um recurso inestimável aos alemães, consideravam o uso intensivo e de grande valor.
ME 323 FOTO 1,FOTO 2,FOTO 3,FOTO 4

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