Fabricante: Junkers
Primeiro voo: 17 de Setembro de 1935
Inicio do serviço: 1936
Retirado de serviço: 1945 (Luftwaffe)
Primeiros usuarios: Luftwaffe, Romênia, Bulgaria
Total produzido: estimado em 6.500
Tripulação: 2
Comprimento: 11.00 m
Envergadura: 13.8 m
Altura: 4.23 m
Aréa das asas: 31.90 m2
Peso vazio: 3,205 kg
Peso carregado: 4,320 kg
Peso máximo de decolagem: 5,000 kg
Motor: 1× Junkers Jumo 211D, refrigerado a agua, motor V12 em V invertido, com 1184 cv
Diâmetro da hélice: 3.4 m com 3 pás
Velocidade de mergulho: 600 km/h
Velocidade máxima: 390 km/h à 4.400 m
Raio de alcance: 500 km com 500 kg de bombas
Altitude de serviço: 8,200 m com 500 kg de bombas
Armamento: 2 metralhadoras de 7.92 mm MG 17 atrás da cabine, 1 metralhadora de 7.92 mm MG 15 na frente para pequenos ataques, 1 bomba de 250 kg sob a fuselagem e 2 bombas de 50 kg sob as asas.
O Junker Ju 87- Stuka era um bombardeiro de mergulho e ataque ao solo de dois assentos (piloto e co-piloto artilheiro). O Stuka voou em 1935 e fez sua estréia em combate em 1936 como parte da legião Condor durante a guerra civil espanhola. O avião era facilmente reconhecido por sua asas de gaivota invertida, em seu ventre havia uma sirene que era acionada pelo ar nos mergulhos antes do ataque, transformando-se no símbolo da propaganda da superioridade aérea alemã com vitórias do Blitzkrieg de 1939-1942. O Stuka incluia diversas inovações, incluindo freios de mergulho automáticos sob ambas as asas para assegurar de que o avião se recupere de seu mergulho de ataque mesmo com aceleração elevada. Embora resistente, exato, e muito eficaz, o Ju 87 era vulnerável aos caças modernos da época. Suas falhas tornaram-se aparentes durante a batalha da Grã Bretanha, pouco manobrável, falta da velocidade e armamento defensivo insuficiente, exigindo uma escolta de pesada de caças para operar eficazmente. O Stuka era eficaz e preciso contra alvos em terra, tornou-se valioso nos Balcãs, em batalhas na África e Mediterrâneo. Entretanto, uma vez que o Luftwaffe tinha perdido a superioridade de ar em todas as frentes o Ju 87 transformou-se mais uma vez em alvos fáceis para os caças inimigos. Apesar disto, a falta de um sucessor, forçou a produção até 1944. No fim do conflito o Stuka foi substituído Focke-Wulf Fw 190, mas em algumas unidades, como o " de Sturzkampfgeschwader 2 e Immelmann" operaram o Ju 87 até o último dia da guerra. Cerca de 6.500 Ju 87 de todas as versões foram construídas entre 1936 e agosto 1944. Hans-Ulrich Rudel era um ás, usando o Stuka, era o recruta alemão mais condecorado da segunda guerra mundial. Recebeu a mais elevada condecoração das Forças Armadas Alemã, o Goldenem Eichenlaub de Ritterkreuz, e a Cruz de Gerreiro com folhas, espadas e diamantes de carvalho em ouro, em 29 dezembro 1944.
Procedimento do mergulho - Voando à 4.600m, o piloto encontra seu alvo atraves de uma janela no assoalho da cabine. Começando a descida os freios de mergulho são ativados automaticamente, o piloto ajusta as abas de guarnição, retarda seu regulador de pressão, e fecha as aletas do líquido refrigerante. O avião declina 180°, deixando o avião em mergulho. As abas vermelhas foi projetada nas superfícies superiores da asa como um indicador visual ao piloto que em caso de excesso de g elas se escurecem, o sistema automático da recuperação do mergulho são ativados. O Stuka mergulha em um ângulo de 60 a 90 graus, mantendo uma velocidade constante de 500-600 km/h devido à distribuição dos freios, aumenta-se a exatidão do alvo. Quando o avião está perto do alvo, uma luz no altímetro indica a aproximação para que seja liberado suas bombas, geralmente em uma altitude mínima de 450m. Um suporte em forma de U situada sob a fuselagem empurra a bomba para que se afaste da hélice, e os avião se retira a 6 g. Uma vez que o nariz estaja acima do horizonte, os freios de mergulho são retraídos, o regulador de pressão foi aberto, e a hélice foi ajustada à escalada. O controle do piloto volta ao normal. O líquido refrigerante tem que ser reaberto rapidamente para impedir superaquecimento. O esforço nos tripulantes eram severos, sofriam mais de 5 vezes a força g, provocando problemas de visão, perda da visão. O piloto do Ju 87 experimentou dificuldades visuais durante a recuperação dos mergulhos.
STUKA FOTO 1,FOTO 2,FOTO 3,FOTO 4
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