Tipo: Helicóptero utilitário leve
Fabricante: Aérospatiale/Helibras
Primeiro voo: 26 de junho de 1974
Inicio do serviço: 1975
Producão: de 1975 até hoje
Custo unitário: US$ 2.500 milhões
Variantes: Eurocopter AS355 e AS550 Fennec
Desenvolvido a partir: Eurocopter EC130
Tripulação: 1 ( piloto )
Capacidade: 5 passageiros
Comprimento: 10.93 m
Diâmetro do rotor: 10.69 m
Altura: 3.14 m
Peso vazio: 1.174 kg
Peso máximo de decolagem: 2.250 kg
Motor: 1 turbina Turbomeca Arriel 2B com 847 cv
Velocidade máxima: 287 km/h
Velocidade de cruzeiro: 245 km/h
Alcance: 662 km ou 4 horas
Altitude de serviço: 4.600 m
Fabricante: Aérospatiale/Helibras
Primeiro voo: 26 de junho de 1974
Inicio do serviço: 1975
Producão: de 1975 até hoje
Custo unitário: US$ 2.500 milhões
Variantes: Eurocopter AS355 e AS550 Fennec
Desenvolvido a partir: Eurocopter EC130
Tripulação: 1 ( piloto )
Capacidade: 5 passageiros
Comprimento: 10.93 m
Diâmetro do rotor: 10.69 m
Altura: 3.14 m
Peso vazio: 1.174 kg
Peso máximo de decolagem: 2.250 kg
Motor: 1 turbina Turbomeca Arriel 2B com 847 cv
Velocidade máxima: 287 km/h
Velocidade de cruzeiro: 245 km/h
Alcance: 662 km ou 4 horas
Altitude de serviço: 4.600 m
Razão de subida: 8.5 m/s
Aviônicos: Sistema integrado com telas multi-funcional que reúnem informações de navegação. FLIR e Câmeras Infravermelhas Termográficas ( FLIR ). As opções de 4, 5, e 6 passageiros são disponíveis. A configuração de 6 passageiro é uma opção de relativamente incomum, sendo substituido o banco da frente por um banco para duas pessoas e o piloto fica localizado no lado esquerdo da cabine.
O Esquilo AS 350 B2 é um helicóptero monoturbina leve para 5 ou 6 passageiros e 1 piloto. Equipado com um motor Turbomeca Arriel 1D1, apresenta melhor desempenho em altitudes elevadas e em temperaturas altas.
E graças a uma cabine espaçosa e aos diversos equipamentos opcionais disponíveis, esse helicóptero pode executar as mais diversas missões, tanto civis quanto públicas.
Sua concepção simples e moderna, com materiais conjugados (pás, rotor "starflex", capôs, etc) oferece grande conforto devido aos baixos níveis de ruído e vibração. Trata-se de uma aeronave muito versátil, indicada particularmente para transporte executivo e de passageiros, transporte aeromédico e de carga externa, com capacidade para até 1.160 kg de carga no gancho. Esse helicóptero adapta-se muito bem para missões policiais. Fabricado pela Eurocopter/Aérospatiale e no Brasil pela Helibras.
O desenvolvimento do AS 350 começou na década de 1970 para substituir a Aérospatiale Alouette II, e o primeiro vôo ocorreu em 27 de junho de 1974. Apesar da introdução do EC130, a produção do AS350 Eurocopter permanece forte até hoje.
A Eurocopter com sua subsidiária Helibras assinou um contrato para um programa de grande atualização da frota do Exército Brasileiro, com cerca de 35 AS350. O objetivo desse projeto é, modernizar os helicópteros HB 350L1 Esquilo e AS550A2 Fennec da Aviação do Exército, que são utilizados para as missões de Reconhecimento e Ataque, possibilitando o seu emprego na Força Terrestre por mais trinta anos.
Com essa modernização, o Exército passará a contar com helicópteros de reconhecimento e ataque, atualizados, com novos painéis de instrumentos, sistema de comunicações e sistemas de armas integrados com lançadores de mísseis ar-solo, lançadores de foguetes, metralhadoras .50 e canhões de 20mm, melhorando suas condições de combate.
Em 14 de maio de 2005, um AS350 B3 pilotado pelo piloto de teste da Eurocopter alcançou o topo do Monte Everest a 8.850 metros, este registro foi confirmado pela Federação Aeronáutica Internacional.
Em 29 de abril de 2010, um AS350 B3 conseguiu resgatar três alpinistas no, Nepal a cerca de 8.091 metros, um de cada vez, o mais alto resgate já feito.
A Policia Militar do Estado de São Paulo utiliza cerca de 19 aeronaves Esquilo, chamadas de Águia e cada hora de voo de um Águia custa R$ 1,2 mil para o Estado, podendo permanecer no ar por 3h30 com tanque cheio. Entretanto a frota da PM também possui recursos exclusivos como rádio comunicador com freqüência única, sistema de GPS e câmeras super-potentes localizadas na parte de baixo da aeronave, capazes de identificar suspeitos e checar placas de carros com mais de 1 km de distância.
Além de possuir equipamentos de última geração, os helicópteros da PM têm alguns "privilégios", eles podem voar abaixo da altura mínima permitida e pousar em qualquer lugar. Os Águias já realizaram cerca de 120 mil missões e voaram quase 72 mil horas. Executando diversas missões como de patrulhamento nas cidades e praias, suporte aéreo as viaturas, resgate médico e combate a incêndios. O Esquilo AS350 tambem é utilizado por emissoras de TV, hospitais, transporte aéreo e uso militar.
FOTOS DO AS350: Cockpit, Câmera, Farol de alta potência, FLIR, Antena de downlink, Configuração ambulância, Bombeiro, Policia, Marinha, Exército.
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