Tipo: Caça
Fabricante: Messerschmitt
Primeiro voo: 29 maio de 1935
Inicio do serviço: 1937
Retirado de serviço: 1945 pela Luftwaffe e em 1965 pela Força Aérea Espanhola
Primeiros usuários: Luftwaffe, Hungria, Itália e Romênia
Total produzido: cerca de 33.984
Tripulação: 1
Comprimento: 8.95 m
Envergadura: 9.92 m
Altura: 2.60 m
Area das asas: 16.05 m²
Peso vazio: 2.247 kg
Peso carregado: 3.148 kg
Peso máximo de decolagem: 3.400 kg
Motor: 1 motor refrigerado a agua Daimler-Benz DB 605A-1 V12 invertido, 1.455 cv
Hélices: de três pás de liga leve 9-12087 VDM
Diâmetro das asas: 3 m
Velocidade máxima: 640 km/h a 6.300 m
Velocidade de cru zeiro: 590 km/h a 6.000 m
Alcance: 850 km, com tanque extra 1.000 km
Altitude de seviço; 12.000 m
Razão de subida: 17 m/s
Armamento: 2 metralhadoras 13 mm MG 131 com 300 cartuchos e 1 canhão de 20 mm MG 151 com 150 cartuchos ou 1 canhão de 30 mm MK 108 com 65 cartuchos ou 2 pods com canhões de 20 mm MG 151/20 instalados sob as asas com 135 cartuchos
Foguetes: 2 foguetes Gr.21 de 210 mm um lançador em cada asa
Bombas: 1 bomba de 250 kg ou 4 bombas 50 kg ou 1 tanque extra de combustivel de 300 litros
Aviônicos: sistema de rádio FuG 16Z
Primeiro voo: 29 maio de 1935
Inicio do serviço: 1937
Retirado de serviço: 1945 pela Luftwaffe e em 1965 pela Força Aérea Espanhola
Primeiros usuários: Luftwaffe, Hungria, Itália e Romênia
Total produzido: cerca de 33.984
Tripulação: 1
Comprimento: 8.95 m
Envergadura: 9.92 m
Altura: 2.60 m
Area das asas: 16.05 m²
Peso vazio: 2.247 kg
Peso carregado: 3.148 kg
Peso máximo de decolagem: 3.400 kg
Motor: 1 motor refrigerado a agua Daimler-Benz DB 605A-1 V12 invertido, 1.455 cv
Hélices: de três pás de liga leve 9-12087 VDM
Diâmetro das asas: 3 m
Velocidade máxima: 640 km/h a 6.300 m
Velocidade de cru zeiro: 590 km/h a 6.000 m
Alcance: 850 km, com tanque extra 1.000 km
Altitude de seviço; 12.000 m
Razão de subida: 17 m/s
Armamento: 2 metralhadoras 13 mm MG 131 com 300 cartuchos e 1 canhão de 20 mm MG 151 com 150 cartuchos ou 1 canhão de 30 mm MK 108 com 65 cartuchos ou 2 pods com canhões de 20 mm MG 151/20 instalados sob as asas com 135 cartuchos
Foguetes: 2 foguetes Gr.21 de 210 mm um lançador em cada asa
Bombas: 1 bomba de 250 kg ou 4 bombas 50 kg ou 1 tanque extra de combustivel de 300 litros
Aviônicos: sistema de rádio FuG 16Z
O Messerschmitt Bf 109, muitas vezes chamado Me 109, foi um caça alemão da Segunda Guerra Mundial projetado por Willy Messerschmitt e Robert Lusser durante o início de 1930. Foi um dos primeiros caças modernos da época, incluindo as características de construção totalmente de metal, um dorso fechado, um trem de pouso retrátil e com refrigeração líquida com um motor V12 invertido
O Bf 109 esteve operacional durante a Guerra Civil Espanhola e ainda estava em serviço no alvorecer da era do jato, no final da Segunda Guerra Mundial, período em que era a espinha dorsal da força de caças da Luftwaffe. Desde o final de 1941, o Bf 109 foi completado pelo Focke-Wulf Fw 190.
Originalmente concebido como um interceptor, mais tarde outros modelos foram desenvolvidos para cumprir várias tarefas, servindo como bombardeiro de escolta, caça-bombardeiro, diurno, noturno, em qualquer condição meteorológica, ataque ao solo, e reconhecimento. Foi fornecido e operado por várias forças aéreas durante a Segunda Guerra Mundial e serviu com vários países por muitos anos após a guerra. O Bf 109 foi o avião de caça mais produzido na história, com um total de 33.984 unidades produzidas desde 1936 até abril de 1945.
O Bf 109 era pilotado por três ases alemães da Segunda Guerra Mundial, que reivindicaram 928 vitórias entre elas enquanto voava com Jagdgeschwader 52, principalmente na Frente Oriental, bem como por Hans-Joachim Marseille, o maior ás alemão na Campanha do Norte Africano. também foi pilotado pelos aliados da Alemanha, houves ases fora da Alemanha como na Finlândia, Romênia, Croácia e Hungria. Através do desenvolvimento constante, o Bf 109 permaneceu competitivo com os mais recentes aviões de caça aliados até o final da guerra.
O Bf 109 em foi concebido para ser um interceptador de curto alcance, substituindo o Arado Ar 64 e Heinkel He 51. Em julho de 1937, não muito tempo depois da primeira aparição pública do novo caça, três Bf 109Bs participaram da corrida de Flugmeeting em Zurique. Em 11 de Novembro de 1937 o Bf. 109 V13 pilotado pelo chefe da Messerschmitt e alimentado por um motor de 1650 cv estabeleceu um novo recorde mundial de velocidade para aviões com motores a pistão de 610,55 kmh dando o título para a Alemanha pela primeira vez. Convertido a partir de um Bf 109D, o "V13" tinha sido equipado com um motor especial de corrida DB 601R que poderia entregar 1.650 cv por períodos curtos.
Em 26 de abril de 1939, voando o Bf 209 V1, foi estabelecido um novo recorde de 755,14 kmh. Para fins de propaganda, a máquina foi chamada de 109R Bf, sugerindo que era apenas outra variante do caça padrão, mas na verdade ele era um avião de corrida tendo pouco em comum com o Bf 109. Tinha um motor d 1.550 cv, mas capaz de atingir 2.300 cv. Este recorde mundial foi mantido até 1969, quando um F8F Grumman Bearcat modificado, atingiu 777 km/h de velocidade, batendo o recorde do Me 109.
O primeiro Bf 109As serviu na Guerra Civil Espanhola. Em setembro de 1939, o Bf 109 tinha-se tornado o principal caça da Luftwaffe, substituindo os caças biplanos e foi fundamental na obtenção de superioridade aérea para a Wehrmacht durante a Blitzkrieg. Apesar dos resultados mistos sobre a Grã-Bretanha, com a introdução do Bf 109F melhorado na primavera de 1941, ficou provou ser um caça eficaz durante a invasão da Iugoslávia, na Batalha de Creta, na Operação Barbarossa, a invasão da URSS e do Cerco de Malta.
Em 1942, o Bf 109 começou a ser parcialmente substituído na Europa Ocidental por um novo caça alemão, o Focke Wulf Fw 190, mas continuou a servir em uma infinidade de papéis na Frente Oriental e na Defesa do Reich, bem como no Teatro de Operações do Mediterrâneo e com o Afrikakorps.
O Bf 109 contabilizou muitas morte, mais que qualquer outra aeronave da Segunda Guerra Mundial. Cento e cinco (possivelmente 109) pilotos de Bf 109 foram creditados com a destruição de 100 ou mais aeronaves inimigas. Treze desses homens marcou mais de 200 mortes, enquanto dois marcou mais de 300. No conjunto, este grupo de pilotos foram creditados com um total de cerca de 15.000 mortes. O status de ás foi concedido a qualquer piloto que derrubou cinco ou mais aeronaves. Por este padrão, havia mais de 2.500 "Ases" entre os pilotos de caça da Luftwaffe na Segunda Guerra Mundial.
O Bf-109 permaneceu em serviço externo por muitos anos após a Segunda Guerra Mundial. O Suíça usou seus Bf 109Gs até 1950. A Força Aérea finlandesa aposentou seus Bf 109Gs em março de 1954. A Romênia em 1955. Alguns ainda estavam em serviço no final dos anos 60. E alguns viraram peças de museu.
FOTOS DO BF-109: Formação de Bf-109´s, Camuflagem, Tanque extra de combustivel, Modelo E, Modelo F, Tipos de pintura, Canhões das asas, Cartuchos utilizados, Recarregando metralhadoras, Afrikacorps.O Bf-109 permaneceu em serviço externo por muitos anos após a Segunda Guerra Mundial. O Suíça usou seus Bf 109Gs até 1950. A Força Aérea finlandesa aposentou seus Bf 109Gs em março de 1954. A Romênia em 1955. Alguns ainda estavam em serviço no final dos anos 60. E alguns viraram peças de museu.
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