" Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la. " - Santos Dumont

" Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. " - Winston Churchill
" Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus - Albert Einstein
" O objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, mas fazer o inimigo morrer pelo dele - George S. Patton. "
" Só os mortos conhecem o fim da guerra " - Platão
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

sábado, 26 de novembro de 2011

de Havilland DH.98 Mosquito


Tipo: Bombardeiro rápido, noturno, anti navio e reconhecimento
Fabricante: de Havilland Aircraft Company
Primeiro voo: 25 de novembro 1940
Inicio do serviço: 1941
Primeiros usuários: R.A.F., Canadá, Austrália e Estados Unidos
Producão: de 1940 a 1950
Total produzido: 7.781
Tripulação: 2 piloto e navegador/operador de rádio
Compriemento: 13.57 m
Envergadura: 16.52 m
Altura: 5.3 m
Area das asas: 42.18 m²
Peso vazio: 6.058 kg
Peso carregado: 8.028 kg
Peso máximo de decolagem: 8.549 kg
Motores: 2 motores Rolls-Royce Merlin 21/21 ou 23/23 motor V12 refrigerado a agua, com 1.480 cv cada
Velocidade máxima: 610 km/h a 8.500 m
Alcance: 1.500 km com 1.864 litros a 6.100 m
Altitude de serviço: 8.839 m
Razão de subida: 8.8 m/s
Armamento: 4 metralhadors de 20 mm Hispano Mk II e 4 canhões de 7.7 mm Browning no nariz e 4.000 kg de bombas
 Aviônicos: radar AI Mk IV ou Mk V e rádio navegação GEE

   O de Havilland Mosquito DH.98 era um avião de combate britânico multi-função que serviu durante a Segunda Guerra Mundial e na era pós-guerra. Ele era conhecido carinhosamente como o "Mossie" para suas tripulações e também foi apelidado de "Maravilha de madeira". Serviu com a RAF e muitas outras forças aéreas no teatro europeu, Pacífico e do Mediterrâneo.
   Originalmente concebido como um homem-bomba desarmado, rapidamente, o Mosquito foi adaptado para muitos outros papéis durante a guerra aérea, incluindo, bombardeios táticos a baixa e média altitude durante de dia e de noite, caça-bombardeiro, ataque marítimo e aviões rápidos de foto reconhecimento. Também foi utilizado pela British Overseas Airways Corporation como transporte civil.
   Quando o mosquito entrou em produção em 1941, foi um dos mais rápidos aviões operacionais em todo o mundo. Entrando em serviço em 1942, o Mosquito apoiou a RAF na missões de defesa aérea no Reino Unido durante a noite contra a Luftwaffe, mais notavelmente derrotando a ofensiva aérea alemã na Operação Steinbock em 1944. Ofensivamente, as unidades de Mosquitos também realizaram varreduras de caça noturno na proteção direta e indireta de bombardeiros pesados ​​da RAF para ajudar a reduzir as perdas de bombardeiros em 1944 e 1945. O Mosquito levou a grandes perdas de caças alemães durante noite. Como um homem-bomba, ele participou de "ataques especiais", tais como identificar campos de prisioneiros, bases da Gestapo e das Forças de Segurança, bem como ataques táticos em apoio ao Exército britânico na Campanha da Normandia. Alguns Mosquitos também entraram em ação no Comando Costeiro da RAF durante a Batalha do Atlântico, atacando a Marinha Alemã especialmente os  U-Boat e concentrações de navios de transporte, especialmente no Golfo da Biscaia na ofensiva de 1943 em que um número significativo de U-boats foram afundados ou danificados.
   O Mosquito foi também utilizado nos teatros do Mediterrâneo e italiano, além de ser usado pela RAF no Teatro India-Birmânia e pela RAAF com base na Halmaheras e Borneo durante a Guerra do Pacífico.
   O de Havilland Mosquito foi uma das aeronaves de maior sucesso da Segunda Guerra Mundial. Somente o Junkers Ju 88 poderia rivalizar com a sua versatilidade. Tudo isso foi conseguido por uma aeronave que encontrou grande resistência quando lhe foi oferecido para a RAF.
   O Mosquito foi concebido como um, bombardeiro de alta velocidade desarmado. Dispensando seu armamento defensivo o peso e arrasto da aeronave poderia ser bastante reduzido. Supunha-se que a resultante de pequeno porte, o Mosquito seria rápido e quase impossível de interceptar. O líder da equipe de Havilland propôs a concepção de um bombardeiro bimotor, capaz de transportar 454 kg de bombas e alcançar 2400 km com uma velocidade de 655 km / h. Os oficiais da RAF e os funcionários do Ministério da Aeronáutica, eram altamente céticos. Eles tinham visto anteriormente como alguns bombardeiros rápidos tinham ficado aquém do desempenho prometido ou tinha sido ultrapassado pelo progresso em projetos de combate e se tornaram altamente vulneráveis. Além disso, de Havilland propôs uma construção de madeira, que geralmente é mais pesado do que um metal, mas poderia ser dado um acabamento muito bom. No entanto, uma estrutura de madeira deteriorava-se em um clima tropical, uma consideração importante para a RAF.
O Mosquito era um excepcional design aerodinâmico. A fuselagem foi feita em metades direita e esquerda, eles eram feitos de madeira balsa entre duas camadas de compensado de cedro. O resto da estrutura foi feita principalmente de abeto, com cobertura de compensado. A ala foi construída em uma peça, e anexado ao lado inferior da estrutura da fuselagem. O compartimento de bombas estava embaixo da fuselagem. Os motores Merlin foram colocados em tubos de aço montados dentro das naceles das asas, que também continha o trem de pouso principal. Os radiadores estavam alojados nas bordas estendida da seção central da asa, com entradas na ponta sob a asa, este conjunto reduziu o arrasto e até mesmo contribuiu impulso positivo. O cockpit, tinha assentos lado a lado para o piloto e o navegador. Os modelos de bombardeio e reconhecimento tinha um nariz transparente. O modelo FB Mk.XVIII tinha tanques de combustível externos montados sob a asa.
   O modelo NF.II surgiu como caça noturno, com quatro canhões de 20mm, quatro metralhadoras .30 e radar AI Mk IV tornando-se operacional em maio de 1942, um pouco atrasado por falta de motores Merlin e com a demora houve o fim da ofensiva alemã de bombardeios noturnos. 
   Em junho de 1942, o modelo FB.XVIII, com 4 canhões de 20 mm foram substituídos por um único canhão de 57 mm, originalmente destinados como aeronave anti-tanque, mas como este canhão de 57 mm ficou obsoleto neste papel, estes modelos foram direcionados para o Comando Costeiro.
   O Mosquito logo deixou sua marca em muitos papéis, substituindo o lento Beaufighter. Eles defenderam a Grã-Bretanha contra o pequeno número de bombardeiros alemães, reivindicaram a derrubada de 486 V-1s, escoltaram bombardeiros britânicos sobre a Alemanha e algumas unidades voaram missões ofensivas à noite. As versões de bombardeiro da Força Pathfinder, marcavam alvos para os bombardeiros pesados e foram usados ​​para os ataques noturnos contra as Acidades alemãs. Até a versão de  caça-noturno do jato 262 Me aparecer (em pequenas quantidades), em 1945, os alemães não tinham uma defesa eficaz. Os Mosquitos atacaram alvos com precisão em toda a Europa com bombas e foguetes. As versões de reconhecimento de longo alcance complementou o Spitfires PR. Eles também foram usados ​​pela USAF, com a designação F-8. Talvez a versão mais incomum foi o Mosquito Sea TR.33, uma versão bastante modificada, que foi concebido para operações de transporte, um plano que foi abandonado quando a guerra terminou.
   Os Mosquitos tiveram participacão em caçar e destruir U-Boats em 1944 foram cerca de 3 sendo eles U-976, U-821, U-998 e em 1945 U-804, U-843, U-1065, U-251 +, U-2359 +.

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