" Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la. " - Santos Dumont

" Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. " - Winston Churchill
" Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus - Albert Einstein
" O objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, mas fazer o inimigo morrer pelo dele - George S. Patton. "
" Só os mortos conhecem o fim da guerra " - Platão
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

sábado, 22 de outubro de 2011

FGM-148 Javelin

Tipo: Missel anti-taque
País de origem: Estados Unidos
Status: de 1996 até hoje
Utilizado em guerras do Iraque e Afeganistão pelos americanos
Fabricante: Texas Instruments e Martin Marietta (agora Raytheon e  Lockheed Martin)
Desenvolvido em: Junho de 1989
Custo unitário: o missel U$ 40.000 e o lançador reutilizável U$ 125.000
Producão: de 1996 até hoje
Peso do missel: 11.8 kg
Peso do lançador: 6.4 kg
Compriento do missel: 1.10 m
Tubo de lançamento: 1.20 m
Diâmetro do missel: 127 mm
Tubo do lançador: 142 mm
Soldados necessarios para utilização: 2
Alcance efetivo: de 75 m a 2500 m
Peso da ogiva: 8.4 kg
Detonação da ogiva: por impacto
Motor: foguete com combustívrl sólido
Sistema de guiagem: infravermelho

   O Javelin é um míssel que após travar no alvo pode se deslocar que ele segue seu alvo, possui auto-orientação automática. Seu sistema de ataque atinge veículos blindados na parte mais fina da blindagem, o teto onde é mais fina, mas tem um modo de ataque direto para o uso contra edifícios ou fortificações. Este míssil também tem a capacidade para engajar helicópteros no modo de ataque direto. Pode atingir uma altitude máxima de 150 m e 60 m em modo de fogo direto, equipado com um sistema infravermelho. A ogiva em tandem é equipado com duas cargas moldadas, uma ogiva para detonar explosivos contra qualquer blindagem e uma ogiva de penetração. O Javelin foi usado na invasão do Iraque em 2003 contra tanques iraquianos. 
   O míssil é ejetado do lançador de modo que alcance uma distância segura do operador antes do funcionamento do motor do foguete. Isso torna mais difícil identificar o lançador, no entanto, a explosão do tubo de lançamento ainda representa um perigo para o pessoal nas proximidades. Graças a este sistema "dispare e esqueça", a equipe de lançamento pode seguir em frente, logo que o míssil for lançado.
   O uso do Javelin é realizado na maioria das vezes por uma equipe de dois homens que consiste em um artilheiro e um portador de munição, embora possa ser manuseado por apenas uma pessoa, se necessário. Enquanto o artilheiro trava e dispara o míssel, o portador de munição procura novos alvos, tais como veículos e tropas inimigas, alem de assegurar a proteção de pessoal em torno do lançamento do missel e possiveis obtáculos durante o lançamento. 
   Vantagens: O Javelin é portátil, fácil desmontagem e configuração quando necessário. Em comparação com sistemas de armas anti-tanque mais pesadas, a diferença é perceptível. Por exemplo, um lançador  TOW requer um tripé pesado, possui um volumoso protetor para a visão térmica, um tubo de lançamento maior e mais longo e requer muito mais tempo para montar e preparar. O Javelin (embora ainda muito pesado) é mais leve que os mísseis e as suas outras peças necessárias.
   Embora as imagens térmicas possam ter suas dificuldades, a sua segmentação térmica permite ao Javelin disparar e esquecer. Isto dá ao atirador uma oportunidade de estar fora da vista e eventualmente, mudar para um novo ângulo de fogo, ou fora da área no momento em que o inimigo percebe que eles estão sob ataque. Isto é muito mais seguro do que usar um sistema de fios guiada onde o atirador deve ficar parado para guiar o míssil até ao alvo.
   A outra vantagem é a maior capacidade de impacto, o Javelin possui ogivas em tandem que é feita para penetrar a blindagem. O Javelin foi criado com a intenção de ser capaz de penetrar qualquer blindagem de tanques sendo testado contra o Abrams M1. Com o modo de ataque "top" o missel tem uma capacidade ainda maior para destruir tanques, já que podem atacar onde a maioria dos tanques são mais fracos.
   A capacidade de lançamento do Javelin permite o uso de uma pequena area de lançamento, além de reduzir a assinatura de lançamento visível ao inimigo, isso permite que o Javelin ser disparado a partir de estruturas no interior com o mínimo de preparação, o que dá as vantagens ao Javelin no combate urbano ao longo dos AT4 amplamente utilizado (que precisa de uma área muito grande, embora este é menor no CS AT4). Uma área de grande explosão do lançamento pode ferir gravemente soldados dentro de uma estrutura despreparada e pode atrair fogo inimigo para o local do lançamento.
   Desvantagens: Seu peso total completo é de 22,3 kg, tal sistema foi projetado para ser usado pela infantaria a pé e pesa mais do que o peso original especificado o Exército.
    Outra desvantagem do sistema é a confiança da visão térmica para adquirir alvos. Os pontos térmicos não são capazes de operar até que o componente de refrigeração tenha resfriado o sistema. O fabricante estima 30 segundos até que este está completo, mas, dependendo da temperatura ambiente, este processo pode levar muito mais tempo.
   Além disso, lançadores de mísseis Javelin são bastante caros. Um único Javelin pode custar cerca de US $ 125.000 e um míssil custa cerca de US $ 40.000.
    O sistema de disparo alcança apenas a linha de visão, o que lança dúvidas sobre suas vantagens sobre ATGMs de 2 ª geração como o Metis-M e Kornet, em intervalos de mais de 1000 m.
   O operador do lançador não tem oportunidade de corrigir o voo do foguete após o lançamento, quando o se dirige contra um alvo em terreno dificil, o míssil pode se chocar contra algum obstáculo.

Nenhum comentário:

Videos de aviões

Loading...