Tipo: Caça interceptador e bombardeiro
País: Estados Unidos
Fabricante: North American Aviation
Primeiro voo: 1 de Outubro de 1947
Inicio do serviço: 1949 com a USAF
Retirado de serviço: 1994 na Bolivia
Primeiro usuário: Estados Unidos, Japão, Espanha e Coréia do Sul
Total produzido: 9.860
Custo unitário: US$ 219.457 (F-86E)
Tripulação: 1
Comprimento: 11.4 m
Envergadura: 11.3 m
Altura: 4.5 m
Aréa das asas: 29.11 m²
Peso vazio: 5.046 kg
Peso carregado: 6.894 kg
Peso máximo de decolagem: 8.234 kg
Motor: 1 turbina General Electric J47-GE-27
Empuxo: 2.680 kg podendo manter portência total por apenas 5 minutos
Capacidade de combustivel: 1.650 lts tanque interno e 2 tanques externos com 756 lts cada
Velocidade máxima: 1.106 km/h ao nivel do mar, com o peso de 6.447 kg
Velocidade de stol: 200 km/h
Alcance: 2.454 km
Altitude de serviço: 15.100 m
Razão de subida: 45.72 m/s alcança 9.100 m em 5.2 minutos
Distância minima para decolagem: 710 m
Armamentos: 6 metralhadoras .50 (12.7 mm) M2 Browning com 1.602 cartuchos, 2 pods lançadores de foguetes Matra com 18 foguetes SNEB de 68 mm cada, bombas cerca de 2,400 kg distribuidos em 4 pontos externos, utilizava dois pontos para bombas e dois para os tanques extras, variando suas bombas desde napalm até uma bomba tática nuclear.
País: Estados Unidos
Fabricante: North American Aviation
Primeiro voo: 1 de Outubro de 1947
Inicio do serviço: 1949 com a USAF
Retirado de serviço: 1994 na Bolivia
Primeiro usuário: Estados Unidos, Japão, Espanha e Coréia do Sul
Total produzido: 9.860
Custo unitário: US$ 219.457 (F-86E)
Tripulação: 1
Comprimento: 11.4 m
Envergadura: 11.3 m
Altura: 4.5 m
Aréa das asas: 29.11 m²
Peso vazio: 5.046 kg
Peso carregado: 6.894 kg
Peso máximo de decolagem: 8.234 kg
Motor: 1 turbina General Electric J47-GE-27
Empuxo: 2.680 kg podendo manter portência total por apenas 5 minutos
Capacidade de combustivel: 1.650 lts tanque interno e 2 tanques externos com 756 lts cada
Velocidade máxima: 1.106 km/h ao nivel do mar, com o peso de 6.447 kg
Velocidade de stol: 200 km/h
Alcance: 2.454 km
Altitude de serviço: 15.100 m
Razão de subida: 45.72 m/s alcança 9.100 m em 5.2 minutos
Distância minima para decolagem: 710 m
Armamentos: 6 metralhadoras .50 (12.7 mm) M2 Browning com 1.602 cartuchos, 2 pods lançadores de foguetes Matra com 18 foguetes SNEB de 68 mm cada, bombas cerca de 2,400 kg distribuidos em 4 pontos externos, utilizava dois pontos para bombas e dois para os tanques extras, variando suas bombas desde napalm até uma bomba tática nuclear.
O F-86 Sabre norte-americano era um caça transônico, produzido para a Força Aérea Americana, o Sabre ficou conhecido peo seu papel na Guerra da Coréia, onde combateu os ageis MiG-15. O F-86 mostou-se obsoleto no final dos anos 50, mas provou ser adaptável e continuou na linha de frente como caça na Força Aérea Boliviana até 1994. Seu sucesso manteve sua produção em mais de 7.800 aviões entre 1949 e 1956, nos Estados Unidos, Japão e Itália. Outras versões foram construídas no Canadá e Austrália. O Sabre canadense adicionou 1.815 modificações na aeronave, sua produção mundial fechou em 9.860 unidades, sendo o caça ocidental mais fabricado.
As propostas iniciais para cumprir uma exigência da Forças Aéreas do Exército Americano para um caça de grande altitude, de escolta e de único assento foram feitas no final de 1944 e deviam utilizar o projeto original do FJ-1 Fury feito pela Marinha Americana. O P-86 Sabre foi o primeiro avião norte-americano a utilizar as pesquisas de voo, feito pelos nazistas no fim da guerra. As exigências do desempenho foram cumpridas incorporando uma asa em semi delta com 35° e estabilizador ajustávelo, o mesmo modelo de asas usada pelo Messerschmitt Me-262. O protótipo XP-86, que se transformaria no Sabre F-86, voou 1 de outubro de 1947, o comando æroestratégico da USAF manteve os F-86 em serviço de 1949 a 1950 com interceptadores. O F-86 foi produzido como um caça-interceptador e caça-bombardeiro, a potência de seu motor foi melhorada com o uso de novas turbinas entre elas o XP-86 versão com um motor General Electric J35-C-3 com 1.814 kg de empuxo, o F-86A-1 tinha um motor General Electric J47-GE-7 com 2.358 kg de empuxo, já o F-86H possuia um motor General Electric J73-GE-3 com 4.195 kg de empuxo. O F-86 foi batizado em combate durante a Guerra da Coréia, a versão caça-bombardeiro F-86H podia carregar até 907 kg de bombas, incluindo um tanque externo de napalm. As versões de interceptação e bombardeio tinham 6 metralhadoras M3 .50 (12.7 mm) instaladas no nariz do avião, a versão F-86H tinha 4 canhões de 20 mm em vez das metralhadoras, os cartuchos utilizados nas metralhadoras continham magnésio, que foram projetados para se inflamar quando do impacto no alvo inimigo. Alguns modelos de F-86 utilizaram na época um novo tipo de radar de tiro o A-1CM, provando sua eficácia contra os MiGs na Coréia. Já o uso de foguetes começou em missões de treinamento, utilizando foguetes não-guiados de 70 mm, mais tarde foram usados foguetes de 127 mm em missões de combate.
O F-86A registrou seu primeiro recorde de velocidade alcançando 920 km/h em setembro de 1948, o piloto de testes norte-americano George Welch quebrou a barreira do som em um mergulho com seu XP-86 quando em um voo de ensaio em 1 de outubro de 1947, em 14 de outubro de 1947 o foguete tripulado X-1 da Bell, fez o primeiro voo em velocidade supersônica e nivelada. Em 18 de maio de 1953, Jacqueline Cochran voando um F-86E Canadense foi a primeira mulher a quebrar a barreira do som, não se sabe se foi um voo nivelado ou não.
O F-86 foi utilizado em vários missões de combate pelo mundo dentre elas a Guerra da Coréia, Guerra Fria, Crise de Taiwan, Guerra India-Paquistão, Guerra pela libertação de Bangladesh, Guine Bissau e Filipinas.
Durante a Guerra da Coréia, os soviéticos estavam procuravam por um F-86 Sabre intacto com a finalidade de estudar tal tecnologia, as buscas eram frustrantes, devido a politica americana de destruir armas e equipamentos uma vez que tivessem sido danificadas ou abandonadas, no caso dos aviões americanos, seus pilotos acabavam destruindo ou bombardeando seus Sabres. Entretanto, em certa ocasião um F-86 foi tragado pela maré alta em uma praia impedindo sua destruição, mas após algum tempo ele submergiu, encontrado pelos soviéticos o avião foi enviado para Moscou, o F-86 foi estudo e usado como base para a construção do novo Sukhoi, os estudos do F-86 contribuíram para o desenvolvimento das ligas de alumínio dos aviões.
Fotos do F-86: F-86 com seu rival Mig-15, Tanques externos de combustível, Metralhadoras, Compartimento das metralhadoras, Turbina, Sabre Canadense, Sabre Alemão, Lançador de foguetes, Modelo do foguete, Cockpit, Assento injetor, Assento injetor II.
As propostas iniciais para cumprir uma exigência da Forças Aéreas do Exército Americano para um caça de grande altitude, de escolta e de único assento foram feitas no final de 1944 e deviam utilizar o projeto original do FJ-1 Fury feito pela Marinha Americana. O P-86 Sabre foi o primeiro avião norte-americano a utilizar as pesquisas de voo, feito pelos nazistas no fim da guerra. As exigências do desempenho foram cumpridas incorporando uma asa em semi delta com 35° e estabilizador ajustávelo, o mesmo modelo de asas usada pelo Messerschmitt Me-262. O protótipo XP-86, que se transformaria no Sabre F-86, voou 1 de outubro de 1947, o comando æroestratégico da USAF manteve os F-86 em serviço de 1949 a 1950 com interceptadores. O F-86 foi produzido como um caça-interceptador e caça-bombardeiro, a potência de seu motor foi melhorada com o uso de novas turbinas entre elas o XP-86 versão com um motor General Electric J35-C-3 com 1.814 kg de empuxo, o F-86A-1 tinha um motor General Electric J47-GE-7 com 2.358 kg de empuxo, já o F-86H possuia um motor General Electric J73-GE-3 com 4.195 kg de empuxo. O F-86 foi batizado em combate durante a Guerra da Coréia, a versão caça-bombardeiro F-86H podia carregar até 907 kg de bombas, incluindo um tanque externo de napalm. As versões de interceptação e bombardeio tinham 6 metralhadoras M3 .50 (12.7 mm) instaladas no nariz do avião, a versão F-86H tinha 4 canhões de 20 mm em vez das metralhadoras, os cartuchos utilizados nas metralhadoras continham magnésio, que foram projetados para se inflamar quando do impacto no alvo inimigo. Alguns modelos de F-86 utilizaram na época um novo tipo de radar de tiro o A-1CM, provando sua eficácia contra os MiGs na Coréia. Já o uso de foguetes começou em missões de treinamento, utilizando foguetes não-guiados de 70 mm, mais tarde foram usados foguetes de 127 mm em missões de combate.
O F-86A registrou seu primeiro recorde de velocidade alcançando 920 km/h em setembro de 1948, o piloto de testes norte-americano George Welch quebrou a barreira do som em um mergulho com seu XP-86 quando em um voo de ensaio em 1 de outubro de 1947, em 14 de outubro de 1947 o foguete tripulado X-1 da Bell, fez o primeiro voo em velocidade supersônica e nivelada. Em 18 de maio de 1953, Jacqueline Cochran voando um F-86E Canadense foi a primeira mulher a quebrar a barreira do som, não se sabe se foi um voo nivelado ou não.
O F-86 foi utilizado em vários missões de combate pelo mundo dentre elas a Guerra da Coréia, Guerra Fria, Crise de Taiwan, Guerra India-Paquistão, Guerra pela libertação de Bangladesh, Guine Bissau e Filipinas.
Durante a Guerra da Coréia, os soviéticos estavam procuravam por um F-86 Sabre intacto com a finalidade de estudar tal tecnologia, as buscas eram frustrantes, devido a politica americana de destruir armas e equipamentos uma vez que tivessem sido danificadas ou abandonadas, no caso dos aviões americanos, seus pilotos acabavam destruindo ou bombardeando seus Sabres. Entretanto, em certa ocasião um F-86 foi tragado pela maré alta em uma praia impedindo sua destruição, mas após algum tempo ele submergiu, encontrado pelos soviéticos o avião foi enviado para Moscou, o F-86 foi estudo e usado como base para a construção do novo Sukhoi, os estudos do F-86 contribuíram para o desenvolvimento das ligas de alumínio dos aviões.
Fotos do F-86: F-86 com seu rival Mig-15, Tanques externos de combustível, Metralhadoras, Compartimento das metralhadoras, Turbina, Sabre Canadense, Sabre Alemão, Lançador de foguetes, Modelo do foguete, Cockpit, Assento injetor, Assento injetor II.
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