Fabricante: Focke-Wulf
Primeiro voo: 1 de Junho de 1939
Inicio do serviço: agosto de 1941
Retirado de serviço: 1945 (Luftwaffe)e 1949 (Turkey)
Primeiros usuários: Alemanha, Hungria, Turquia e Rômenia
Produção: de 1941 a 1945 em 1996 foram feitas 16 replicas
Total produzido: mais de 20.000
Tripulação: 1
Comprimento: 10.20 m
Envergadura: 10.50 m
Altura: 3.35 m
Area das asas: 18.30 m²
Peso vazio: 3.490 kg
Peso carregado: 4.350 kg
Peso máximo de decolagem: 4.840 kg
Motor: 1 motor a ppistão Junkers Jumo 213 A-1. 12 cilindros, invertido em V com 1.287 kW, com turbo 1.544 kW
Velocidade máxima: 685 km/h a 6.600 m e 710 km/h a 11.000 m
Alcance: 835 km
Altitude de serviço: 12.000 m
Razão de subida: 17 m/s
Armamento: 2 metralhadoras de 13 mm MG 131 com 475 cartuchos em cima do capô, 2 canhões de 20 mm MG 151 com 250 cartuchos um em cada asa e 1 bomba de queda livre de 500 kg.
Razão de subida: 17 m/s
Armamento: 2 metralhadoras de 13 mm MG 131 com 475 cartuchos em cima do capô, 2 canhões de 20 mm MG 151 com 250 cartuchos um em cada asa e 1 bomba de queda livre de 500 kg.
O Focke-Wulf Fw 190 era o único avião alemão de um assento e unico com motor radial projetado por Kurt Tank nos anos 30. Foi usado pela Luftwaffe durante a Segunda Guerra em vários tipos de missões. Como o Messerschmitt BF 109, o Fw 190 foi empregado como multi-plataforma, entre elas, superioridade aérea, ataque ao solo, e com menos sucesso como caça noturno. O Fw 190 ficou operacional em agosto de 1941 e foi usado contra a França, provando rapidamente ser superior em tudo, com exceção dos caças Spitfire Mk. V. da RAF o melhor caça britânico. O FW 190 foi alcançado pelo Spitfire somente com a entrada da versão Mk. IX em julho de 1942. O Fw 190 chegou ao melhor resultado entre novembro e dezembro de 1942, os pilotos soviéticos consideravam o BF 109 como a grande ameaça no combate aéreo, mas o Fw 190 teve um impacto significativo, era um caça com grande poder de fogo e manobralidade a baixa e média altitude. O Fw 190 transformou-se na espinha dorsal da Jagdwaffe (Força de caças). No front oriental o Fw 190 era muito usado pelas unidades especializadas em ataques ao solo, obtendo sucesso contra as forças em terra da União Soviética. Como interceptador, o Fw 190 obteve melhorias para capacita-lo a voos em grandes altitudes. A versão A dos Fw 190s perdiam desempenho em altitudes acima de 6.000 m, oque foi corrigido na versão D, sendo modificado o motor para um Junkers Jumo 213 com pistões em linha, o Fw 190D inicio seu serviço em setembro de 1944. Os melhores Ases da Luftwaffe voaram o Fw 190 entre eles, Otto Kittel com 267 vitórias, Walter Nowotny com 258 vitórias e Erich Rudorffer com 222 vitórias. Um grande quantidade de aviões abatidos foram atribuidos a pilotos que usavam o Fw 190.
O Fw-190 foi empregue na frente oriental contra os soviéticos, e quando se comprovaram suas habilidades no ataque a solo, substituiu o lento e vulnerável Ju-87 Stuka. As versões F e G do Fw-190 podiam transportar 4 bombas SC-50, de 50 kg e até uma bomba SC-1800 de 1.800 kg.
Várias foram as versões de ataque a terra. O Fw 190 F, testado em maio de 1942, o avião tinha nova blindagem na parte inferior da fuselagem, protegendo os tanques de gasolina e o piloto, nova capota do motor, melhor armamento, novo trem de pouso e exterior da asa. O Fw 190 A-5/U17, foi equipado com uma bomba montada na meio da fuselagem inferior, a versão Fw 190 F-3/R1 e F-3/R-3, tinham o dobro de bombas, 1 canhão de 30 mm em cada asa. O F-3 poderia carregar um tanque de combustivel com 300 litros. Um total de 432 Fw 190 F-3 foi construído. O Fw 190 F-8 tinha um compressor modificado oque melhorou seu desempenho em baixas altitudes, seu rádio foi melhorado o FuG 16 ZS melhorando a comunicação com as unidades em terra. O armamento do Fw 190 F-8 era canhão de 20 mm de magnésio nas asaas e duas metralhadoras de 13 mm, cerca de 3.400 F-8s foram construídos e várias centenas foram construídos em dezembro 1944 e fevereiro a maio 1945, dados estes que se perderam com o bombardeio das fábricas. Os Fw 190 F-8 tinham um missel anti tanque WGr.28 de 280 mm, baseado no foguete Nbw 41 de 88 mm. O F-8/U2 podia transportar uma bomba de 700 kg. Já a versão F-8/U3 podia carregar um torpedo BT-1400 de 1.400 kg, devido ao tamanho do torpedo sua cauda foi alongado. O Fw 190 F-8/U4 foi criado como um caça noturno equipado com altímetro de rádio FuG 101, piloto automático PKS 12 e um sistema de observação TSA 2 A, sendo equipados com dois canhões 151/20.
No final da guerra Hitler ordenou que toda a Luftwaffe voltasse para Alemanha, para defende-la os Fw 190 foi montado com lançadores de foguetes de 40 mm para atacar as grandes formações de bombardeiros B-17 que atacavam o Reich e obtiveram grande exito neste tipo de estrátegia.
Fotos do Fw 190: Tipos de pintura, Sistema de combustivel, Sistema de tiro, Cockpit, Fw 190 ao lado do Spitfire.
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