" Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la. " - Santos Dumont

" Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. " - Winston Churchill
" Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus - Albert Einstein
" O objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, mas fazer o inimigo morrer pelo dele - George S. Patton. "
" Só os mortos conhecem o fim da guerra " - Platão
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

sábado, 11 de julho de 2009

Dassault Rafale A/B/C/D/M

Tipo: Caça multi-emprego
País de origem: França
Fabricante: Dassault Aviation
Primeiro voo: 4 de Julho de 1986
Inicio do serviço: 4 de Dezembro de 2000
Status: em produção até hoje
Primeiro usuário: Força Aérea e Marinha Francesa
Custo do programa: € 27.82 bilhões de euros em 2006
Custo unitário: Rafale C: US$ 82.3 milhões em 2008, Rafale M: US$ 90.5 milhões em 2008
Tripulação: 1–2
Comprimento: 15.27 m
Envergadura: 10.80 m
Altura: 5.34 m
Aréa das asas: 45.7 m²
Peso vazio: versões (C) 9,500 kg , (B) 9,770 kg , (M) 10,196 kg
Peso máximo de decolagem: versões (B/C) 24,500 kg , (M) 22,200 kg
Motores: 2 turbinas Snecma M88
Empuxo: 5.100 kg cada turbina, com pós combustão 7.710 kg cada
Velocidade máxima: 2.389 km/h em grandes altitudes, 1.390 km/h em baixas altitudes
Raio de combate: 1.852 km ou 3 hotas de patrulha
Altitude de serviço: 16,800 m
Razão de subida: 304 m/s
Armamentos: 1 canhão GIAT 30/719B de 30 mm com 125 cartuchos, misseis MICA IR/EM, Magic II e o futuro MBDA Meteor, misseis ar-terra MBDA Apache, SCALP EG, AASM
GBU-12 Paveway II, AM 39 Exocet e o missel nuclear ASMP-A
Aviônicos: Radar Thales RBE2, sistema de guerra eletrônica Thales SPECTRA, sistema ótico Thales/SAGEM OSF, busca infravermelha e sistema de mapeamento de terreno

O Dassault Rafale é um avião multi-emprego muito ágil, bimotor de asa em delta projetado e construído pela Dassault Aviation. Introduzido em 2000, o Rafale está sendo produzido para o uso na Força Aérea Francesa e na Marinha Francesa para operações em porta-aviões. Foi introduzido no mercado igualmente para a exportação, mas devido seu alto custo não houve nenhuma venda extrangeira até agora. Em meados dos anos 70, tanto a Força Aérea como a Marinha Francesa fizeram uma exigência, um novo caça capaz de substituir os Jaguares e os F-8, a Dassault considerou cooperar no projeto do Eurofighter mas o governo francês tinha pressa. O protótipo do Rafale A foi finalizado no final de 1985 e fez seu vôo em 4 de Julho de 1986 utilizando turbinas General Electric F404-GE-400 com pós-combustão usados nos F/A-18 Hornet, começando a produção em 1988. Os testes com catapultas ocorreram entre 13 de Julho e 23 de Agosto de 1992 nos Estados Unidos, já que a França não possui catapultas terrestres. Os aviões começaram os testes a bordo do porta-aviões Foch, mais tarde comprado pelo Brasil. Utilizado na Guerra do Golfo e do Kosovo em missões de patrulha e reconhecimento. Foram pedidos cerca de 294 Rafales, 234 para a Força Aérea e 60 para a Marinha, oficialmente apenas 120 Rafales foram requisitados, a mais recente entrega ocorreu em dezembro de 2004 com 59 Rafales. Operacional no porta-aviões Charles de Gaulle em 2002, tornando operacional em 25 de junho de 2004, a principal missão foi a escolta de petroleiros e apoio de operações no Afeganistão. No fim de 2008, 120 Rafale foram requisitados (82 para a Força Aérea e 38 para a Marinha). O total hoje de Rafales é de 286, (228 para a Força Aérea e 58 para a Marinha). O orçamento de 2009 prevê uma nova aquisição de 60 Rafales (51 para a Força Aérea e 9 para a Marinha). No total, 180 aviões terão sidos requisitados para o fim do ano. Até o começo de 2009, 68 aviões foram entregados (42 para a Força Aérea e 26 para a Marinha). Cerca de 14 aviões novos serão entregues durante 2009 (12 para a Força Aérea e 2 para a Marinha), podendo chegar a um total de 82 aviões até o fim de 2009, não houve pedidos de Rafales para exportação.
RAFALE FOTO 1,FOTO 2,FOTO 3,FOTO 4,FOTO 5

Nenhum comentário: