" Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la. " - Santos Dumont

" Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. " - Winston Churchill
" Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus - Albert Einstein
" O objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, mas fazer o inimigo morrer pelo dele - George S. Patton. "
" Só os mortos conhecem o fim da guerra " - Platão
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Red Flag - Treinamento de táticas de combate

Red Flag é um exercício de treinamento avançado de combate aéreo localizado na base da Força Aérea Americana de Nellis , Nevada e  Eielson no Alasca , sendo este último local conhecido como Red Flag - Alaska um sucessor para o exercício da série COPE THUNDER. Desde 1975, as tripulações aéreas da Força Aérea dos EUA (USAF) e outros forças militares aliadas dos Estados Unidos participam de vários exercícios realizados durante o ano, cada um dos quais com duas semanas de duração.

   Os exercícios da Red Flag, são realizados de quatro a seis ciclos por ano pelo Esquadrão 414 de Combate e  Treinamento da Ala 57 , são os mais  realistas jogos aéreos de guerra . O objetivo é formar pilotos americanos , da OTAN e outros países aliados para situações de combate real. Isso inclui o uso de "caças inimigo" e munição para os exercícios de bombardeio dentro da área de Testes de Nevada.
   
   A missão do Esquadrão 414 de Combate e Treinamento ( Red Flag ) é maximizar a prontidão de combate e sobrevivência dos participantes, proporcionando um ambiente de treinamento realista e um fórum que incentiva a livre troca de idéias. Para isso, as unidades de combate dos Estados Unidos e seus países aliados se envolvem em cenários de combate realistas e treinamento, cuidadosamente realizadas no Complexo de Nellis, este complexo está localizado a noroeste de Las Vegas e abrange uma área de 111 km por 190 km, cerca de metade do território da Suíça . Este espaço permite que os exercícios sejam executados em grande escala.

Em um exercício típico da Red Flag, Forças Azuis (amigável) combatem as Forças Vermelhas (hostil) em situações de combate realistas. Forças Azuis são compostas de unidades de Comando de Combate Aéreo , Comando de Mobilidade Aérea, Força Aérea Americana e da Europa , Forças Aéreas do Pacífico , Guarda Aérea Nacional, Comando da Força Aérea de Reserva, Exército Americano, Marinha Americana, Corpo de Fuzileiros Navais, da Força Aérea Real e a Real Força Aérea Canadense, bem como outras forças aéreas aliadas. Eles são liderados por um comandante da Forças Azul, que coordena as unidades em um "plano de emprego". A Força Vermelha (adversário) são compostos da Ala 57 do 57 Grupo de Tático, voando caças F-16 e F-15 do 64º e 65° Esquadrão Agressor para fornecer ameaças aéreas realistas através da emulação de táticas de oposição. As Forças Vermelhas também são aumentados por outra Força Aérea, Marinha e Fuzileiros Americanos, voando em conjunto com esquadrões de defesa eletrônica, de comunicação e equipamentos de interferência radar. O Esquadrão Agressor 527 e 26º Esquadrão Agressor (Reserva da Força Aérea) também fornecem interferência GPS. Além disso, o comando da Força Vermelha organiza e controla um sistema realista inimigo integrado sistema de defesa aérea.

   Um elemento-chave das operações Red Flag é o Sistema Debriefing. RFMDS é um hardware e software de rede que fornece monitoramento em tempo real, pós-missão de reconstrução de manobras e táticas, pares participantes e integração de alcance de metas e ameaças simuladas. Os comandantes da Força Azul avaliam objetivamente a eficácia da missão e validam as lições aprendidas a partir de dados fornecidos pelos RFMDS. Um exercício típico da Red Flag inclui dez bandeiras verdes (um exercício de apoio aéreo aproximado com o Exército), uma bandeira canadense (operado pelo Canadá ) e quatro bandeiras vermelhas. Cada exercício da Red Flag normalmente envolve uma variedade de interdição de caça, ataque, a superioridade aérea, supressão de defesa , transporte aéreo , reabastecimento aéreo e reconhecimento de missões. Em um período de 12 meses, mais de 500 aeronaves voam em mais de 20.000 saídas , enquanto treinam de 5.000 a 14.000 tripulações de suporte e manutenção de pessoal.

   Antes de uma "bandeira" começar, a equipe da Red Flag realiza uma conferência de planejamento onde os representantes das unidades e membros da equipe de planejamento desenvolvem a dimensão e o alcance de sua participação. Todos os aspectos do exercício, incluindo o hospedagem do pessoal, transporte de Nellis, coordenação, agendamento de munições e desenvolvimento de cenários de formação, são projetados para serem o mais realista possível, exercendo plenamente as capacidades de cada unidade na participação e objetivos.

   A origem da Red Flag foi após o desempenho inaceitável de pilotos da Força Aérea Americana em manobras de combate aéreo durante a Guerra do Vietnã, em comparação com as guerras anteriores. O combate aéreo sobre o Vietnã do Norte ocorreu entre 1965 e 1973 levou a uma relação de perdas de 2,2 para 1, por um período de tempo entre junho e julho de 1972 durante operação Linebacker a proporção era de menos de 1 para 1.

   Entre os vários fatores que resultaram em tal disparidade foi a falta de treinamento realista. Pilotos da Força Aérea não eram treinados adequadamente, devido à crença de que os mísseis com alcance além do alcance visual seriam peças chaves no combate, sem a necessidade de combates aéreos próximos e táticas de combate aéreo obsoleto. 

   Uma análise da força aérea conhecido como Projeto Red Baron II mostrou que as chances de um piloto de sobrevivência em combate aumentaram dramaticamente depois que ele completou 10 missões de combate. Como resultado, o Red Flag foi criado em 1975 para oferecer aos pilotos da Força Aérea a oportunidade de voar 10 missões de combate simulados em um ambiente de treinamento seguro, com resultados mensuráveis. Muitas tripulações aéreas americanas também haviam sido vítimas de misseis  SAM durante a Guerra do Vietnã e nos exercícios da Red Flag os pilotos passaram por estas experiências em um ambiente controlado. 

   O conceito do coronel Richard "Moody" Suter tornou a força motriz na implementação da Red Flag, persuadindo o então Comandante do Comando Aéreo Tático, o general Robert J. Dixon , a adotar o programa. Moody tinha voado 232 missões de combate no Vietnã e trouxe para a discussão um nível de especialização indiscutível. 

   A primeira Red Flag ocorreu em novembro de 1975, fazendo dela o melhor sistema de formação da história da aviação. 

  Os esquadrões "agressor" , os adversários que voaram contra os pilotos em formação, foram selecionados entre os melhores pilotos de caça da Força Aérea Americana. Estes pilotos foram treinados para voar de acordo com as doutrinas táticas da então União Soviética e outros inimigos da época, a fim de simular o  combate real contra inimigos como a União Soviética, o Pacto de Varsóvia , ou um adversário comunista. Os agressores foram originalmente equipados com aeronaves similares aos Migs, os T-38 Talon eram semelhante em termos de tamanho e desempenho. O caça F-5 Tiger II, pintado em esquemas de cores  encontradas em aviões soviéticos, foram utilizados, até a entrada do F-16.

   Hoje, o Esquadrão de Treinamento de Combate 414 é atualmente a unidade encarregada de executar exercícios da Red Flag, enquanto o Esquadrão Agressor 64° e o 65º, também baseados em Nellis, usam  caças F-16 e F-15 para simular caças, o MiG-29 Fulcrum e Su-30 Flanker . Estas aeronaves continuam a ser pintada nos esquemas de camuflagem de adversários potenciais.

   Durante a Guerra do Vietnã a Marinha Americana preparava seus pilotos para o combate aéreo, em Escolas para pilotos (mais conhecido como TOPGUN ) em 1969, em Miramar , na Califórnia, para "treinar os treinadores", nos esquadrões da Marinha e dos Fuzileiros Navais, selecionando suas melhores tripulações durante o treinamento, após o curso e já graduados voltavam para a frota para compartilhar as lições aprendidas com seus companheiros da Marinha. Estes esquadrões inicialmente voavam em caças A-4 Skyhawk. A Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais mais tarde, acrescentaram o F-5E / F à sua linha de adversário e posteriormente o caça Kfir. Já foram utilizados caças F-16N, F-14 e F/A-18 . Hoje, a formação de ases, é feita em paralelo a Red Flag, em centro de guerra naval e aérea, além da Escola TOPGUN, operando diferentes aeronaves adversárias com caças F-16 e F/A-18, enquanto um esquadrão ainda utiliza caças F-5E e F -5F.

O Corpo de Fuzileiros Americanos realizam seus treinamentos de armas e táticas em exercícios na Estação Aérea de Yuma duas vezes por ano como parte do curso. Originalmente equipado com o Kfir F-21 e  que agora opera o F-5E e F-5F.

   Em 1979, um F111A caiu resultando na morte do Major Gary Mekash e o Tenente Coronel Eugene Soeder, em 1980, outro acidente fatal ocorreu quando um Blackburn Buccaneer da RAF sofreu uma falha e caiu. O Brasil participou em 1996 e 2008, em 2008 contou com 86 militares e 7 caças F-5EM, alcançando ótimos resultados.

Exercícios Red Flag


    Apenas os países considerados aliados dos Estados Unidos  participam dos exercícios Red Flag. Até agora, os países que participaram desses exercícios são:
  •  Reino Unido
  •  França
  •  Alemanha
  •  Japão
  •  Itália
  •  Canadá
  •  Austrália
  •  Coréia do Sul
  •  Espanha
  •  Paquistão (2010)
  •  Brasil (Julho de 1998 e agosto de 2008)
  •  Holanda
  •  Bélgica
  •  Suécia
  •  Colômbia (Janeiro 2012)
  •  Polônia (Junho de 2012) 
  •  Dinamarca
  •  Noruega
  •  Portugal (Março 2000)
  •  Grécia (Outubro 2008)
  •  Nova Zelândia
  •  Cingapura
  •  Chile (Julho de 1998)
  •  Israel
  •  Turquia
  •  Tailândia
  •  Arábia Saudita
  •  Emirados Árabes Unidos
  •  Índia
  •  Egito
  •  Venezuela (1992 e 1996)

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu sempre quis conhecer sobre as táticas de combate, por se alguém intenta me roubar.
Uma vez intentaram me sacar os meus oculos hb que havia comprado faz pouco tempo mas por boa sorte nada aconteceu.