Fabricante: Tashkent Aviation
Primeiro voo: 25 de março de 1971
Inicio do serviço: Junho de 1974
Status: Ainda em serviço
Primeiros usuários: Rússia, Ucrânia e India
Total produzido: 960
Variantes: Ilyushin Il-78, Beriev A-50 KJ-2000
Tripulação: 5 a 7
Capacidade de carga: 40.000 kg
Comprimento: 46.59 m
Envergadura: 50.5 m
Altura: 14.76 m
Aréas das asas: 300 m²
Peso vazio: 72.000 kg
Peso máximo de decolagem: 157.000 kg
Motores: 4 turbinas Soloviev D-30KP com 12.000 kg de empuxo cada
Velocidade máxima: 900 km/h
Alcance: 3.650 km com carga máxima
Altitude de serviço: 13.000 m
Distância de decolagem: 2.170 m
Distância de aterissagem: 1.460 m
Armamentos: 2 canhões de 23 mm guiados por radar na traseira da aeronave, em modelos militares 2 pontos com capacidade para 500 kg de bombas.
O Ilyushin IL-76 é avião multi-missão projetado pelo departamento soviético da Ilyushin. Foi desenvolvido como cargueiro comercial em 1967, afim de competir com o An-12, várias versões são usadas na Europa, Ásia e África, entre as versões está a de avião de transporte, de busca e salvamento, reabastecimento em voo, combate a incêndios, guerra eletrônica, transporte militar e civil e petroleiros transportando grandes quantidades de petroléo. Devido a sua rampa o IL-76 foi muito usado como cargueiro comercial, pois o transporte de grandes cargas era possivel devido a sua enorme rampa e porta de embarque de cargas. Participou como transporte em evacuações civis e ajuda humanitária pelo mundo junto a ONU, em pistas sem pavimento, obtive grande êxito no combate a grandes incêndios, igualmente usado em treinamentos com gravidade zero.
Em 1967 o IL-76 deveria tranportar uma carga útil de 40.000 kg a uma distância de 5.000 kg, em menos de seis horas, capaz de operar em pistas de pouso curtas e não-preparadas, capaz de suportar as condições meteorológicas mais adversas como as da Sibéria. Houve um projeto para transporte de 250 passageiros, mas esse projeto foi cancelado. O IL-76 voou em 25 de março de 1971 no Uzbequistão, então uma república da União Soviética, nos anos 90, versões modernizadas do IL-76 foram desenvolvidas a MF e a TF, com um compartimento de carga que media 20 m (comprimento) x 3.4 m (largura) x 3.4 m (altura), mas devido a problemas financeiros da Rússia, não foram produzidas em grandes quantidades. O protótipo da versão mais longa do IL-76MF, com maior capacidade, voou 1 de agosto de 1995, tendo acabado sua produção em 1997, alguns aviões comerciais foram modernizados para a versão de IL-76TD-90VD, em 2004, usando motores PS-90 para se enquadrar nos limites europeus. Em 2005, a China requisitou para a Rússia cerca de 34 IL-76MDs novos e 4 petroleiros IL-78.
O uso do IL-76 pela União Soviética começou em junho de 1974, sendo o principal avião de transpote estratégico. Em 1976 foi operado pelas companhia aérea estatal Aeroflot. Entre 1979 e 1991, os IL-76s soviéticos fizeram 14.700 voos para o Afeganistão, transportando 786.200 soldados e 315.800 kg de carga, na época foi responsável pelo transporte de 89% das tropas e 74% das cargas. O Exécito Canadense utiliza um IL-76 versão civil para o transporte de tropas para o Afeganistão. Até 2006, a Força Aérea Russa operou cerca de 200 IL-76, somente metade está em perfeitas condições de voo e por volta de 108 IL-76 foram usados por operadores civis. Em abril de 1986 caças F-111 americanos bombardearam alguns IL-76 que estavão no aeroporto de Tripoli, na Líbia durante a operação garganta de EL Dorado.
Um comentário:
"Mas o IL-76 também tem um segredo: debaixo do piso do compartimento de carga, no fundo da barriga do avião, seus criadores soviéticos acrescentaram espaços a mais. Projetados originalmente para equipamento de escape, armamentos e cargas proibidas, essas câmaras secretas não aparecem na papelada; não são vistoriadas pela alfândega; oficialmente, não existem. Mas estão lá. E, se alguém for temerário a ponto de enchê-las e voar, o avião levará até 15 toneladas a mais de carga fantasma [...]"
Postar um comentário