Tipo: Caça Biplace de porta-aviões
Fabricante: De Havilland
Primeiro voo: 26 de setembro de 1952
Inicio do serviço: inicio de 1962
Fim do serviço: até 1972
País de origem: Grã-Bretanha
Tripulação: 2
Comprimento: 17,02 m
Envergadura: 15,54 m
Altura: 3,28 m
Aréa das asas: 60,20 m²
Peso vazio: 12.680 kg
Peso carregado: 17.325 kg
Peso máximo de decolagem: 18.858 kg
Motores: 2 turbinas Rolls Royce Avon 208, de 5.094 kg de empuxo
Velocidade máxima: 1.110 km/h ao nivel do mar
Alcance: 1.270 km
Altitude de serviço: 15.000 m
Razão de subida: 3.050 por minuto
Armamento: normalmente 4 misseis Red Top guiados por infravermelho sob as asas, 2 rampas retráteis com 14 foguetes de 50mm cada e 4 bombas de 227 kg em suporte sob as asas
Defensor da Esquadra: O que viria ser o principal caça embarcado nos porta-aviões da Royal Navy nos anos 60, começoou sua carreira concorrendo com o Gloster Javelin para uso como caça terrestre. O DH.110 usava a mesma fuselagem dupla do Vampire, mas com asas enflechadas, um leme horizontal mais alto e dois motores. O armamento padrão do Sea Vixen Mk1 era o missel de guiagem infravermelho Firestraek, já o Mk2 usava misseis Red Top. Participou de diversas operações no exterior, particularmente em Bornéu, tambem com missões secundárias de caça de ataque e antitanque. Um radar aperfeiçoado se localizava no nariz. O primeiro voo ocorreu em 26 de setembro de 1952, mas o avião perdeu a concorrência. Entretanto uma série de ensaios em porta-aviões levou a encomenda do Sea Vixen FAW.Mk1 em 1955. Voando em março de 1957, entrando em serviço no 892° Esquadrão em 1962. Foram construidos 114 aviões Mk1, antes que o interresse se voltasse para o modelo FAW.Mk2, com a dupla fuselagem alongada abrigando maior reserva de combustível e melhorando o sistemas de armas para o uso dos misseis Red Top.
Sendo ntregues 15 exemplares, 14 deles conversões do tipo Mk1. O potente e hábil caça Mk2 entrou em serviço em dezembro de 1963 permanecendo em uso até 1972.
História operacional: O Sea Vixen nunca participou em nenhuma guerra, embora participou de muitas operações. Em 1961, o presidente Iraquiano Abdul Karim Kassem ameaçou anexar o Kuwait, em resposta ao pedido de ajuda do Kuwait, o Reino Unido enviou navios à região, incluindo dois porta-aviões da frota. Os Sea Vixen voaram em patrulhas sobre a região, de Kassem em ações agressivas com forte apoio naval, evitando assim uma guerra sobre o Kuwait. Em janeiro de 1964, uma rebelião no estado independente de Tanganyika na África, mas ainda com presença de soldados e oficiais, os rebeldes prenderam um alto comissário britânico e o aeroporto de Dar es. O Reino Unido respondeu imediatamente emitindo um aviso a Frota e aos Fuzileiros Navais. Os Sea Vixens, executaram missões de apoio ao desembarque dos Fuzileiros, a operação para restaurar a estabilidade em Tanganyika terminou com sucesso. Nesse mesmo ano, Sea Vixens entraram mais uma vez em serviço no Golfo Pérsico, desta vez para suporte a forças britânicas, lançando misseis contra rebeldes da tribo Dumas no Radfan. Tambem participaram de operações em Moçambique no Extremo Oriente. Em 1967, mais uma vez no Golfo Pérsico, na retirada de Aden. Um Sea Vixen com o registo civil, voou no show aéreo Red Bull até 2007, quando foi repintada nas cores do Esquadrão 899° e pode ser visto em seu hangar no aeroporto de Bornemouth em Dorset na Inglaterra. Muitos outros Sea Vixens permanecem em boas condições mas não voam.
SEA VIXEN FOTO 1,FOTO 2,RADAR,COCKPIT
" Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la. " - Santos Dumont
" Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. " - Winston Churchill
" Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus - Albert Einstein
" O objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, mas fazer o inimigo morrer pelo dele - George S. Patton. "
" Só os mortos conhecem o fim da guerra " - Platão
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes
sábado, 21 de março de 2009
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