Fabricante: Beriev
Primeiro voo: Outubro de 1960
Inicio do serviço: 1964
Status: ainda operacional em alguns paises
Primeiro usuario: Aviação naval soviética
Total produzido: 143
Desenvolvido a partir: Beriev Be-6
Tripulação: Quatro
Comprimento: 30.11 m
Envergadura: 29.84 m
Altura: 7.94 m
Aréa das asas: 99.0 m²
Peso vazio: 24,000 kg
Peso carregado: 29,500 kg
Peso maximo de decolagem: 36,000 kg
Motor: 2× Ivchenko Progress AI-20D turbo propulssores, de 3,864 kW (5,180 hp) cada
Velocidade máxima: 530 km/h
Alcance: 3,300 km
Altitude de serviço: 8,000 m
Armamento: 1,500 kg em pontos externos que incluem bombas, cargas de profundidade e torpedos
Quando o Be-12 foi descoberto pelos ocidentais no inicio dos anos 60, muitos pensaram que sua concepção estava ultrapassada, sendo que ao mesmo tempo era moderno e apresentava desempenho elevado nas missões de patrulha maritima e anti-submarina. Entre 1964 e 1983 conquistou 44 recordes mundiais na sua categoria. Os primeiros protótipos voaram a partir de 1960 mas a fabricação começou em 1964. Cerca de 70 dos 143 aparelhos construidos ainda estão em atividade na frota do norte da Rússia, além de unidades da Ucrânia que tomaram lugar da frota soviética no Mar Negro. As missões de patrulha e anti-submarina foram confiadas aos Tu-142 e IL-38 baseados em terra. A função do Be-12 atualmente é a de busca e salvamento, proteção as operações de pesca e alguns a combate de incêndios florestais, devido ao surgimento de novos mísseis que poderiam ser lançados de submarinos Americanos, a grandes distâncias. Durante o desenvolvimento do Beriev Be-200 equipado para a luta contra incêndios, foi usado um Be-12P especialmente modificado como protótipo, de acordo com dados fornecidos em 1993, a Marinha Russa tinha 55 aviões em serviço. Em 2005 havia apenas 12 e em 2008 havia somente 9 aviões ainda em serviço. Acredita-se que haja aviões ainda em uso na Força Aérea da Siria, Aviação Naval da Ucrânia e Força Aérea Popular do Vietnã.
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