" Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la. " - Santos Dumont

" Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. " - Winston Churchill
" Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus - Albert Einstein
" O objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, mas fazer o inimigo morrer pelo dele - George S. Patton. "
" Só os mortos conhecem o fim da guerra " - Platão
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

sábado, 15 de agosto de 2009

McDonnell F-101 Voodoo

Tipo: Caça, escolta e reconhecimento
Fabricante: McDonnell Aircraft
Primeiro voo: 29 de Setembro de 1954
Inicio do serviço: Maio de 1957
Retirado do serviço: 1972 Canadá, USAF 1982, US Navy 1984
Primeiro usuário: United States Air Force
Total produzido: 807
Custo unitário: US$ 1.276,145 (RF-101C), US$ 1.754,066 (F-101B)
Desenvolvido a partir: do XF-88 Voodoo
Variantes: CF-101 Voodoo
Tripulação: 2
Comprimento: 20.55 m
Envergadura: 12.09 m
Altura: 5.49 m
Area das asas: 34.20 m²
Peso vazio: 12,925 kg
Peso máximo: 20,715 kg
Peso máximo de decolagem: 23,770 kg
Motor: 2 turbinas Pratt & Whitney J57-P-55 com pós combustão
Empuxo: 11.990 lbf (53.3 kN) cada turbina
Empuxo com´pós combustão: 16,900 lbf (75.2 kN) cada turbina
Capacidade de combustivel interna: 7.771 litros ou 11.178 litros com dois tanques externos
Velocidade máxima: 1.825 km/h a 10.500 m
Raio de alcance: 2.450 km
Altitude de serviço: 17,800 m
Razão de subida: 250 m/s
Armamentos: 4 misseis AIM-4 Falcon ou 2 misseis AIM-4 Falcon e 2 misseis AIR-2 Genie com ogiva nuclear.

O F-101 Voodoo da McDonell era um caça, projetado inicialmente para escolta de bombardeiros de longo alcance, tambem conhecido como um caça de penetração em território inimigo, o Voodoo foi desenvolvido como um caça bombardeiro nuclear e reconhecimento fotográfico. As versões foram modificadas até chegar ao avião de interceptação para qualquer tempo, usado pela Guarda Nacional e a Força Aérea Canadense. O Voodoo teve uma carreira curta como caça, mas as versões de reconhecimento foram muito usadas, junto aos aviões U-2 da USAF e RF-8 Crusader da Marinha, o F-101 Voodoo foi usado durante a crise dos misseis em Cuba e muito usado durante a Guerra de Vietnã, usados até 1982 pela Guarda Nacional e anos 80 no Canadá até a entrada dos F-18 Hornet.
O F-101 foi reconfigurado como caça bombardeiro, para transportar uma única arma nuclear para o uso contra alvos no campo de batalha tais como aeródromos. Varios problemas foram identificados durante o desenvolvimento, sendo estes reparados, cerca de 2.300 melhorias foram feitas nos aviões entre 1955 e 1956 antes que a produção recomeçasse em novembro de 1956. O primeiro F-101A foi entregue em maio de 1957, substituindo o F-84F Thunderstreak. O F-101A tinha duas turinas Pratt &Whitney J57-P-13, permitindo uma boa aceleração, bom desempenho, facilidade de penetrar a baixa altitude em vôo nivelado e uma velocidade máxima de Mach 1.52, o Voodoo tinha uma grande capacidade interna de combustível permitindo um voo de aproximadamente 4.828 km sem abastecimento. Projetado com um sistema de tiro controlado por radar MA-7, para uso ar-ar e ar-superficie, usado em conjunto com um sistema de bombardeio de baixa altitude MA-2 para disparo de armas nucleares do tipo Mk 28, Mk 7, do Mk 43, e do Mk 57. Possuia quatro canhões de 20mm M39. O F-101 bateu o recorde de velocidade alcançando 1.942 km/h em 12 de dezembro de 1957. Em 27 de novembro de 1957, um RF-101C registrou outro recorde agora de distância percorrida de Los Angeles a Nova Iorque um voo leva 6 horas e 46 minutos. Um F-101A voou de Carswell, Texas até Bermuda sem reabastecimento.
F-101 VOODOO FOTO 1,FOTO 2,RETIRANDO FILME DAS CAMERAS - 1967,FOTO 4,FOTO 5

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