" Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la. " - Santos Dumont

" Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. " - Winston Churchill
" Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus - Albert Einstein
" O objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, mas fazer o inimigo morrer pelo dele - George S. Patton. "
" Só os mortos conhecem o fim da guerra " - Platão
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

domingo, 14 de dezembro de 2008

Northrop F-5E Tiger II Freedom Fighter

Tipo: Interceptador
Empresa: Northrop
Número de aparelhos: cerca 3.806
País de origem: Estados Unidos
Introdução: 1964
Status: Em uso até hoje
Custo: 4,2 milhões de reais
No Brasil cerca de 47 aparelhos estão operacionais.
Concorrentes: MIG 21, IAI Kfir
Variantes: F-20 Tigershark, T-38 Talon, X-29, IAMI Azarakhsh
Comprimento: 14,45m
Envergadura: 8,15m
Altura: 4,08m
Motores/Empuxo: 2x GE J85-GE-21B (2,265 kg) Velocidade máxima: 1954 km/h
Peso máximo de decolagem : 11,187 kg
Velocidade de cruzeiro: 1.044km/h
Alcance: 2.470 km
Teto de Serviço: 15,590 m
Tripulação: 1
Armamento: dois canhões M39A2 de 20 mm, com 280 projéteis por arma, mais dois mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder ou Piranha na versão brasileira, nas pontas das asas e cinco pontos que podem levar até 3.170 kg de armamentos.

Países que utilizam o F-5 Tiger: Arábia Saudita, Áustria, Bahrein, Botswana, Brasil (modernizados), Canadá, Chile, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos (Força Aérea, Marinha e o corpo de fuzileiros, hoje apenas na Esquadrão Agressores), Etiópia, Grécia, Países Baixos, Honduras , Indonésia, Iémen, Irã, Jordânia, Quénia, Líbia, Malásia, Marrocos, México, Noruega, Paraguai(doados por Taiwan), Paquistão, Filipinas (a maioria dos F-5 serão aposentados no final de 2006, exceto o F-5B), Singapura, Suíça, Tailândia, Taiwan, Tunísia, Turquia, Venezuela (modernizados), Vietnã.
O Northrop F-5E Freedom Fighter (mais conhecido como F-5 Tiger II) é um caça tático de defesa aérea e ataque ao solo. O F-5E (versão mais potente do F-5) tornou-se um dos aviões mais operados no mundo. Testado em combate no Vietnã, o F-5E é extremamente manobrável e rápido, constituindo-se um excelente avião para combates aéreos.
Recentemente a Força Aérea Brasileira deu início a um programa de aquisição e modernização de seus F-5E que passarão para o padrão F-5EM. A revitalização dos 47 caças, deverá custar em torno de US$ 285 milhões. O motor e célula dos aviões permanecerão os mesmos, mas a sua eletrônica (HUD, radar e painel de controle) serão extremamente modificados.
Recentemente foram comemorados os 30 anos de serviço da aeronave na Força Aérea Brasileira, sendo que um exemplar recebeu uma pintura comemorativa especial, representando um tigre.

Nenhum comentário:

Videos de aviões

Loading...