" Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la. " - Santos Dumont

" Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. " - Winston Churchill
" Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus - Albert Einstein
" O objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, mas fazer o inimigo morrer pelo dele - George S. Patton. "
" Só os mortos conhecem o fim da guerra " - Platão
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Grumman A-6 Intruder

Tipo : Aeronave de Ataque para qualquer tempo
Fabricante : Grumman
Inicio do serviço : 19 Abril 1960
Retirado de serviço : 1997
Primeiros usuários : Marinha, Força Aérea e Fuzileiros
Quantidade produzida : 693
Custo unitário : U$ 43 milhões
Variante : EA-6 Prowler

O A-6 Intruder é um jato bi turbina americano, avião de ataque da construído pela Grumman Aeroespacial. Em serviço entre 1963 e 1997, o Intruder foi projetado para uso em qualquer tempo, substituindo os aviões de ataque médios de A-1 Skyraider. Um derivado especializado em guerra eletrônica, EA-6B Prowler, usado em serviço até 2007. Enquanto o A-6 foi aposentado de sua missão de ataque de precisão, foi subseqüentemente substituido pelo F/A-18E/F Super Hornet.
Dos 84 Intruder perdidos em combate , dez foram derrubados por mísseis terra-ar (SAMs), dois foram derrubados por MiGs, 16 foram perdidos por causas operacionais, e 56 foram perdidos por fogo vindo de terra ou artilharia convencional. A maioria de Intruder dos Fuzileiros eram baseados no Vietnam sul e Nang. O último Intruder perdido durante a guerra era do esquadrão VA-35, foram derrubados pelo fogo vindo de terra em 24 janeiro 1973 ao fornecer apoio aéreo próximo. Os pilotos ejetados foram salvos por um helicóptero da marinha. Vinte porta-aviões da marinha cobrem as águas do Sudeste Asiático, OS A-6 foram usados em combate em outras operações, tais a Guerra no Líbano (1983). Um A-6 e um Corsair A-7 foram derrubados por mísseis terra-ar Sírio em 4 dezembro, em EL Dorado em abril 1986. Durante a tempestade do deserto, a Marinha e Fuzileiros A-6s registraram mais de 4.700 manobras de combate, fornecendo suporte aéreo a tropas em terra, destruindo unidades navais iraquianas , e alvos estratégicos. Quatro A-6 foram derrubados em combate por SAMs e AAA. Em operação na Somália. Embora o intruso não poderia ultrapassar o F/A-18 em velocidade ou combate aéreo , o A-6 poderia igualar a qualquer novo avião da frota em carga de armamentos e habilidade de uso. Os últimos A-6 foram aposentados em 28 fevereiro 1997.

Nenhum comentário:

Videos de aviões

Loading...