Tipo: Radar de Aproximação controlado em terra
Fabricante: & de Gilfillan
País de origem: Estados Unidos
Utilizado: U.S. NAvy e USAF
Transporte: Veiculo móvel
Freqüência: Precisão 3 centímetros na Banda-X e 10 centímetros na Faixa-S
Poder de transmissão: 15-20 quilowatt na precisão, podendo chegar à 85-100 quilowatt
Tempo do pulso: 0.5 µseconds (milisegundo)
Taxa de repetição de pulso: 2.000 pulsos por segundo
Raio de alcance: 16 km
Raio de busca: 24 a 48 km
Cobertura vertical: 20 graus (- 1° a +21° )
Feixe da elevação: 7 graus (+1° a +8°
Limite da altura: 1,220 m
Cobertura horizontal: 360°
Velocidade de giro: 30 giros por minuto/RPM
Tempo de instalação: 2 horas e meia
O radar é composto por uma antena transmissora receptora de sinais para Super Alta Freqüência (SHF), a transmissão é um pulso eletromagnético de alta potência, curto período e feixe muito estreito. Durante a propagação pelo espaço, o feixe se alarga em forma de cone, até atingir ao alvo que está sendo monitorado, sendo então refletido, e, retornando para a antena, que neste momento é receptora de sinais.
Como se sabe a velocidade de propagação do pulso, e pelo tempo de chegada do eco, pode-se facilmente calcular a distância do objeto. É possível também, saber se o alvo está se afastando, ou se aproximando da estação, isto se deve ao Efeito Doppler, isto é, pela defasagem de freqüência entre o sinal emitido e recebido.
O sistema móvel de aproximação baseado em terra o AN/MPN-14K pode ser configurado como um controle de aproximação de radar completo (RAPCON) ou de aproximação controlada em terra (GCA), mesmo em casos onde a visibilidade, seje zero. O tranporte é feito através de um caminhão e um reboque contendo o radar e os sistemas de comunicação. A unidade do radar é usada por controladores aéreos para identificar, controlar e orientar aviões, para fornecer orientação na aproximação final e nas zonas de defesa aérea, e para coordenar a identificação e a intenção com unidades locais de defesa aérea em aeroportos atribuídos e em bases aéreas. Estes serviços podem ser proporcionados em todos os tipos de tempo. A unidade do radar é capaz de identificar aviões usando o radar secundário até 370 km e uma cobertura de radar preliminar de 110 km. O sistema é limitado a uma única pista de decolagem mas tem a capacidade de orientação, caso haja uma plataforma giratória transportável de apoio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário