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"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Missel RBS-15 (Robotsystem 15) Saab Bofors Dynamics


Tipo: Missel anti-navio
Fabricante: Saab Bofors Dynamics, Diehl BGT Defense
Plataformas de lançamento: aeronave, navio e lançadores em terra
País de origem: Suécia
Inicio do serviço: 1985 até hoje
Utilizado por: Alemanha, Croácia, Finlândia, Polônia, Suécia, Tailândia e Iugoslávia

Peso: 800 kg
Comprimento: 4.33 m
Diâmetro: 50 cm
Envergadura: 1.40 m
Alcance operacional: 250 km
Ogiva: 200 kg de explosivo de alta explosão ou de fragmentação
Mecanismo de detonação: impacto ou proximidade
Motor: turbo jato
Sistema de guiagem: inercia, GPS ou radar ativo
 
   O RBS-15 (Robotsystem 15) é um missel de longo alcance, dos tipos superfície-superfície, ar-superfície e anti-navio. A versão Mk III tem a capacidade de atacar alvos em terra. O míssil foi desenvolvido pela empresa sueca Saab Bofors Dynamics.
   A Marinha sueca foi pioneira em mísseis anti-navio com a classe Halland de destruidores usando o míssil RB08 desde o início dos anos 60. Devido a decisões da Defesa em 1958 a Marinha foi reestruturada na força composta por embarcações e o cancelamento de novas compras de destroiers. Isso representava um problema para os misseis existentes, já que o espaço necessario é maior que o normal, ficando o uso restrito nos destroiers. Adicionando aos problemas, cada um míssil teve de ser preparado individualmente para o lançamento e apenas dois mísseis poderiam ficar instalados sobre os trilhos de lançamento, ao mesmo tempo. Em comparação, o míssil STYX utilizado pela União Soviética (que foi o adversário esperado) os misseis eram armazenados em recipientes individuais no convés, que deixavam os mísseis imediatamente disponíveis para o lançamento. Os testes foram realizados com um arco único montado o RB08 no final dos anos 60, mas estes testes não deram em nada.
   A próxima tentativa da Saab era equipar navios da classe Norrköping com mísseis anti-navio, isso foi feito pela primeira vez em 1978, sob o nome de projeto "RB 04 Turbo" um desenvolvimento do RB utilizado pela Força Aérea equipado com um turbo propulsor, mudou as configurações de asa foguete para decolagem a partir do solo. A proposta inicial foi rejeitada como inferior ao Harpoon.   
   O projeto, sob a liderança de Hans Ahlinder, então, elaborou uma proposta de um míssil com maiores capacidades e desempenho superior ao Harpoon. Como uma maneira de indicar uma nova arma o nome do projeto foi alterado de "LD 04 Turbo" para "RBS-15".
   O contrato dessa arma foi assinado em 1979, no último minuto, o governo sueco optou por não comprar o missel anti-navio Harpoon míssil. Os primeiros mísseis foram entregues a Marinha em junho de 1984 com a versão Mc RBS-15.
   Uma nova versão do míssel tinha sido ordenada em 1984 pela Marinha sueca para desenvolver uma versão de defesa costeira o RBS-15F, tornando-se operacional em 1985. A Força Aérea Sueca recebeu seus mísseis dois anos mais tarde. O modelos Mk foi produzido 1985 a 1990.
   Uma versão mais desenvolvida, o RBS-15 Mk. II, foi iniciada no começo de 1980. Mas demorou até 1994, antes de um contrato de desenvolvimento fosse assinado para a atualização de mísseis anti-navio. O Mk. II tem o mesmo alcance de 70 km, mas um novo sistema de orientação de percurso e aproximação, bem como a assinatura de radar atualizada. O Mk. II está em produção desde 1998.
   O desenvolvimento da versão RBS-15 Mk. III começou em meados da década de 90. Foi dado maior alcance (devido a maior capacidade de combustível e novo combustível, o alcance foi aumentado para cerca de 200 km), maior precisão (GPS integrado) e segmentação prioridade selecionável, o que melhorou a flexibilidade do sistema. O Mk. III também foi produzido pela Diehl BGT Defence da Alemanha para a nova classe de corvetas furtivas alemães, e é provável que mais tarde será usado em outros navios da Marinha alemã. A fabricante Finlandesa de caminhões Sisu produz caminhões de lançamento de mísseis para o RBS-15. O Mk. III está em produção desde 2004.
   A versão do míssel 04 RB foi usado pela Força Aérea Sueca. A frente do míssil foi modificada, incluindo a ogiva, mas a parte traseira recebeu novas asas emotor turbo propulsor foi substituido. O RBS-15 passou por testes no navio HMS Piteå em 1983 e tornou-se operacional com a Marinha da Suécia em 1985. Os submarinos da classe Västergötland foram projetados para ter quatro tubos para lançamento de mísseis RBS-15, mas devido a restrições de orçamento o projeto foi cancelado, devido a necessidade de modificações na estrutura do submarino, já que os submarinos suecos existentes não podiam transportar o RBS-15.
   Atuais operadores: A Marinha da Croácia utiliza o missel RBS-15 em seu principal barco o Kralj Dmitar Zvonimir, alem de cinco corvetas e três sistemas costeiros montados em caminhões Tatra. No total, 48 unidades do modelo Mk.I estão em serviço, mas este numero de mísseis é questionável visto que apenas cerca de 28 a 30 misseis estão operacionais desde 2010. Planos para atualizar 21 mísseis para o padrão Mk.III foi cancelado em 2009, devido a restrições orçamentárias, mas atualizações de software são executados continuamente para melhorar a navegação, precisão dos mísseis e defesa eletrônica. O mais recente destes melhoramentos foram realizados em 2010.   A Marinha Finlandesa opera misseis RBS-15SF (MK II, designado MTO 85, com 70 unidades) e RBS-15SF-3 (Mk III, designado MTO85M com 48 unidades). O Mk. II são operados a partir de navios da classe Rauma e anteriormente em navios da classe Helsínquia, também estão montados em caminhões Sisu para a defesa costeira móvel. O Mk. III são operados a partir de navios classe Hamina. Velhos misseis Mk. II (RBS-15F) foram atualizados para Mk. III padrão (RBS-15K).   A Marinha Alemã escolheu o Mk. III e MK. IV para equipar suas corvetas da classe Braunschweig e fragatas e também planeja-se atualizar as fragatas da classe Brandenburg com modelos Mk. III
   A Marinha Polonesa escolheu o Mk. III para equipar seu navio classe Orkan. Um negócio no valor de € 110 milhões de euros, foi assinado e as modificações nos navios Orkan serão feitos pela empresa Thales Naval da Holanda. Lançadores móveis baseados em terrra da versão Mk.II também foram entregues como parte do acordo de compensação.   A Marinha Sueca opera seus mísseis nos navios Estocolmo, Gotemburgo e as corvetas da classe Visby. A artilharia costeira sueca também foi equipado com misseis RBS-15MS, que foram montados em caminhões Volvo. A Força Aérea Sueca opera o RBS-15F. Os caças AJS 37 Viggen e o JAS 39 Gripen podem transportar o míssel, o Viggen não está mais em operação. 

   A Tailândia como parte de seu programa de aquisição de caças Gripen, para a Real Força Aérea vai encomendar a versão RBS-15F, para equipar seus aviões de caça Gripen em um acordo com a Suécia.  
   A ex-Iugoslávia opera alguns RBS-15 que foram entregues no final dos anos 80 para a implementação de novos navios iugoslavos, afim de substituir os mísseis de fabricação russa, mas este projeto nunca foi finalizado, devido as guerras em seu território. Desde então os mísseis, acabaram na Marinha Croata, utilizando os misseis RBS-15 como a principal arma da Marinha Croata para suas cinco corvetas e três sistemas costeiros montados em caminhões Tatra. 
   
A Marinha Polonesa escolheu o Mk. III para equipar seu navio da classe Orkan. Um negócio no valor de € 110 milhões de euros, foi assinado e os navios Orkan foram modificados pela empresa Thales Naval Holanda. Lançadores móveis de misseis Mk.II da Marinha baseados em terra também foram entregues como parte do acordo de compensação.   A Marinha Sueca opera os mísseis em seus navios Estocolmo, Gotemburgo e as corvetas da classe Visby. A artilharia costeira sueca também foi equipado com missseis RBS-15MS, que foram montados em caminhões Volvo. Já a Força Aérea Sueca opera misseis RBS-15F em caças AJS 37 Viggen e JAS 39 Gripen, atualmente os Viggen não estão mais operacional. 
 

12 comentários:

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